Estudo. Clientes querem tarifas simples, empresas vendem serviços adicionais

As empresas apostam nos serviços adicionais para aumentar a fidelização dos clientes num mercado com uma taxa de switching mais elevada da Europa.
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O que querem, e esperam, os consumidores portugueses de energia? Foi este o ponto de partida para o estudo “Tendências Chave do Consumidor de Energia 2019”, que a consultora Everis apresenta esta quarta-feira de manhã na conferência dedicada ao tema “O consumidor no centro da transformação do setor energético”, a decorrer no Campus da Nova SBE.

No mercado português, diz o estudo a que o Dinheiro Vivo teve acesso, os consumidores de energia valorizam sobretudo a simplicidade e a transparência dos serviços, o que vai ao encontro da necessidade de reduzir a complexidade característica do setor energético.

Nos resultados obtidos para Portugal, as empresas participantes sublinham a "necessidade de reduzir a complexidade característica do setor energético. Deste modo, tentam simplificar a vida ao consumidor e tornar a informação associada aos produtos e serviços comercializados mais transparente, bem como as interações entre empresa e cliente. Estas tendências são também impulsionadas pela regulamentação nacional e iniciativas da agência reguladora" ERSE, refere o estudo.

Digitalização, simplificação, melhoria da experiência de utilizador, com o apoio de equipamentos com inteligência artificial, são igualmente tendências identificadas pelos consumidores.

Do lado das empresas, sublinha-se a "oferta de produtos e serviços auxiliares ou complementares aos de base energética, que as empresas continuam a desenvolver como uma proposta de valor, já que admitem ser fundamental para aumentar a fidelização dos clientes num mercado com uma das taxas de switching [mudança de comercializador mais elevadas na Europa". Os “prosumers” estão cada vez mais na mira das elétricas nacionais.

Já do lado espanhol, os consumidores valorizam mais as tendências relacionadas com uma proposta de valor sólida, nomeadamente a amplitude de serviços, a disponibilidade, mas também a personalização. Em ambos os mercados, são valorizadas empresas que contribuam para o desenvolvimento económico e social das sociedades

Esta identificação das principais tendências foi realizada a partir da análise de estudos produzidos por observatórios internacionais e do relatório do consumidor de energia realizado em 2017, que, por sua vez, deram origem a um novo modelo de avaliação de tendências desenvolvido pela Everis, explicou a consultora. Para completar o exercício, os investigadores consultaram ainda empresas espanholas e portuguesas para perceber como estas se estão a adaptar às diferentes tendências do mercado ibérico.

Além de vários responsáveis da Everis, entre eles Miguel Teixeira, CEO da Everis Portugal, a conferência conta com a presença de Inês Roque, country manager da Endesa para Portugal, Olavo Pinto, diretor de marketing da Energia Simples, Luis Moura, administrador da Galp Energia, Gustavo Monteiro, membro do Conselho Executivo da EDP Comercial, Miguel Rodriguez Checa, CEO da Goldenergy, Carla Costa, diretora comercial da Iberdrola, entre outros.

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