Euro chegou hoje a cotar nos 1,25 dólares. Não estava tão baixo desde julho de 2010

Publicado a

O euro seguia hoje em queda face ao dólar, negociando na fasquia dos 1,25 dólares, o valor mais baixo desde o início de julho de 2010.

Pelas 17:50, o euro valia 1,2565 dólares, abaixo dos 1,2707 dólares a que negociava na quarta-feira sensivelmente à mesma hora, segundo os dados da agência Bloomberg.

Durante a sessão de hoje, a cotação da moeda única oscilou entre os 1,2554 e os 1,2703 dólares, de acordo com a agência Efe.

A pressionar a moeda única estará a possibilidade de o Tribunal Constitucional alemão se opôr à promulgação do Tratado Orçamental Europeu e o Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE), segundo a Efe.

O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, anunciou hoje que só promulgará o Tratado Orçamental Europeu e o MEE depois de o Tribunal Constitucional (BVG) se pronunciar, atendendo assim a um pedido do supremo.

O MEE, que deverá ser aprovado a 29 de junho no parlamento federal e no conselho federal, as duas câmaras legislativas, não deverá assim poder entrar em vigor a 01 de julho, como estava previsto, porque os neocomunistas do Die Linke e vários deputados anunciaram que irão apelar para o BVG, e o supremo avisou que precisará de tempo para analisar a volumosa documentação relativa às queixas.

Até agora, o futuro mecanismo permanente foi ratificado pela Eslovénia, França, Finlândia, Grécia e Portugal, mas sem o aval da Alemanha, que contribuirá com uma quota de 27%, não poderá ser ativado.

Hoje, foi anunciado que a banca espanhola necessitaria de uma recapitalização entre 51 e 62 mil milhões de euros no cenário económico mais adverso, segundo as estimativas de duas consultoras contratadas pelo Governo para avaliar o estado de saúde do sistema financeiro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt