Euro sobe face ao dólar em dia de avisos do BCE sobre a atividade económica

O euro subiu ligeiramente face ao dólar, após duas sessões a perder, no mesmo dia em que a presidente do BCE disse que a atividade económica da zona euro deverá perder força no terceiro trimestre.
A presidente do BCE, Christine Lagarde.
A presidente do BCE, Christine Lagarde.Foto: EPA/AFP
Publicado a

Às 18h (hora de Lisboa) desta quarta-feira, dia 20 de agosto, o euro seguia a 1,1661 dólares, quando na terça-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1660 dólares.

O euro também subiu em comparação com a libra, mas baixou relativamente ao iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1651 dólares.

Na sessão desta quarta-feira, o euro oscilou entre 1,1623 e 1,1673 dólares.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, apontou neste dia 20 de agosto que a atividade económica da zona do euro deverá perder força no terceiro trimestre, alertando também para a incerteza à volta das tarifas e o seu impacto.

O crescimento do bloco europeu será impactado pela adoção de tarifas e pela normalização dos fluxos comerciais após as medidas pré-tarifárias implementadas nos primeiros meses do ano.

"Espera-se que o crescimento desacelere no terceiro trimestre, à medida que esta antecipação se vai diluindo", alertou Lagarde durante a participação no Conselho Empresarial Internacional do Fórum Económico Mundial, em Genebra, Suíça.

A líder do BCE observou que o recente acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos impõe tarifas mais altas sobre produtos da zona do euro em comparação com a situação anterior a abril.

Nesse sentido, a presidente do BCE enfatizou que o acordo comercial com os EUA estabelece uma tarifa efetiva média estimada entre 12% e 16% para as importações americanas de produtos da zona do euro, o que é ligeiramente superior, embora próximo, às premissas utilizadas pelo BCE nas suas projeções.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt