A Eurofirms, empresa espanhola na área de recursos humanos, abriu em julho os seus . dois primeiros escritórios em Portugal. Estes escritórios, em Lisboa e no Porto, vão concentrar as suas atividades nas áreas do trabalho temporário e do 'outsourcing'. . Apesar da atual conjuntura económica, a Eurofirms prevê oportunidades de crescimento nos setores dos recursos humanos e do 'outsourcing', pelo que acredita que "Portugal continua a ser um país de interesse nos vários setores" onde vai investir, afirmou ao Dinheiro Vivo um representante da empresa espanhola. . As áreas financeira, seguradora, industrial e hoteleira serão as principais atividades económicas em que a Eurofirms irá focalizar-se. O escritório de Lisboa irá centrar-se no setor da hotelaria e turismo e o do Porto no setor industrial. Isto porque, de acordo com um prospeção económica realizada pela empresa, estes são os setores de atividade onde existe maior procura a nível de trabalho temporário e 'outsourcing'. . A abertura dos escritórios em Portugal representa um investimento de meio milhão de euros. Segundo a previsão do departamento financeiro da Eurofirms, só em 2014 os escritórios deverão apresentar lucros, sendo que o objetivo é fechar o primeiro ano de funcionamento com um volume de negócios superior a meio milhão de euros. . Quanto à aposta no trabalho temporário e no 'outsourcing', o mesmo representante afirmou que o mercado de trabalho temporário e da prestação de serviços é particularmente importante em Portugal, onde a percentagem de utilização de emprego temporário é de 1,6%, comparativamente a Espanha, cuja taxa é de 0,5% (segundo dados de 2011 da International Confederation of Private Employement Agencies - CIETT). . Atualmente, a Eurofirms é a quarta maior empresa de recursos humanos em Espanha, possuindo 48 escritórios - 46 em Espanha e dois em Portugal. Fechou 2012 com um volume de negócios de 82 milhões de euros, com um aumento de 3% relativamente a 2011. Para 2013, o volume de negócios deverá ultrapassar os 90 milhões de euros, crescimento que se baseia principalmente no aumento da quota de mercado em todas as áreas geográficas onde dispõe de escritórios.