Euronext admitiu à cotação 64 novas empresas em 2023

Euronext indica que a 28 de dezembro acolhia cerca de 1900 emitentes de ações no valor de 6,6 biliões de euros em capitalização bolsista agregada.
Publicado a

A Euronext afirmou esta sexta-feira que admitiu à cotação 64 novas empresas nos seus sete mercados em 2023, que representam uma capitalização bolsista agregada à cotação de 50 mil milhões de euros.

Num resumo da atividade da empresa, a Euronext precisa que a admissão à cotação destas 64 novas empresas representam 2500 milhões de euros de novo capital captado e 40% do número total de novas cotações de ações na Europa.

"A Euronext é a maior 'pool' de liquidez da Europa e gere 25% da atividade de negociação de ações europeias no seu mercado único com sete pontos de cotação em Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Lisboa, Oslo, Milão e Paris", precisa.

Das 64 novas empresas admitidas em 2023, a Euronext destaca a Seacrest Petroleo - (356 milhões de euros de capitalização bolsista, 221 milhões de euros obtidos aquando da admissão à cotação) - um grande operador brasileiro do setor do petróleo e do gás, admitido em Oslo.

Destaca também a Lottomatica - (2,2 mil milhões de euros de capitalização bolsista, 600 milhões de euros obtidos aquando da admissão à cotação) - o principal operador italiano no mercado legal de jogos de azar, que concluiu uma colocação privada em Milão.

E ainda a Ferrovial - (21,0 mil milhões de euros de capitalização bolsista)- um dos principais operadores mundiais de infraestruturas com sede em Espanha, optou por uma cotação direta em Amesterdão.

No resumo da atividade da empresa, a Euronext, que inclui além da bolsa de Lisboa, as de Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Milão, Oslo e Paris, indica que em 28 de dezembro acolhia cerca de 1900 emitentes de ações no valor de 6,6 biliões de euros em capitalização bolsista agregada.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt