Eurovisão. Operadoras preparam rede para euro festivaleiros

Altice e NOS reforçam rede para receber milhares de turistas e pessoal da organização do Festival da Canção
Publicado a

A Altice Portugal está montar duas salas de guerra para garantir que tudo corre sem desafinações a nível das comunicações no Festival Eurovisão 2018, que vai trazer a Lisboa entre 8 e 12 de maio cerca de 27 mil turistas, a que se somam 1500 pessoas das 42 delegações representadas no festival e outro tanto número de jornalistas. A NOS está a reforçar a rede no Parque das Nações, onde decorre a final, e no Terreiro do Paço, onde está situada a Eurovision Village. “A Vodafone não necessita de fazer qualquer reforço adicional, quer na zona do Parque das Nações quer na zona ribeirinha”, diz fonte oficial da operadora liderada por Mário Vaz.

Patrocinadora e parceira tecnológica oficial do Festival Eurovisão, a Altice Portugal tem estado a trabalhar desde o início do ano na preparação deste evento. “Têm estado envolvidas nesses trabalhos diversas áreas da Altice, num total de cem trabalhadores com as mais variadas valências”, diz fonte oficial da dona do Meo. A intervenção da operadora passa pelos diversos espaços onde vai decorrer o evento. “Além da infraestrutura montada na Altice Arena [acesso de internet de alto débito, com redundância total e WiFi de alta densidade, garantindo o acesso simultâneo a um grande número de utilizadores], vai ser instalada uma rede WiFi de alta densidade no MAAT, para a cerimónia de abertura a 6 de maio, preparada para receber os 1500 jornalistas acreditados para o evento, e também uma rede de alta densidade na Fun Zon, na Praça do Comércio”, descreve fonte oficial.

A dona do Meo está ainda a reforçar a rede móvel nos locais onde espera grande concentração de eurofestivaleiros. Será feita a “instalação de hardware suplementar e/ou reconfiguração da rede na zona da Expo, nas imediações do MAAT e da Praça do Comércio, incluindo a instalação de unidades móveis de rádio onde aplicável.”

A NOS também está a muscular a rede preparando-se para o afluxo a esta zona da cidade. Esta, por receber com frequência eventos desta natureza, “já está capacitada para absorver o volume de dados e voz expectável num evento desta natureza”, diz fonte oficial da operadora. Apesar disso, “está a efetuar alguns reforços de capacidade de rede nas estações que cobrem a área”. Com isso, pretendem “minimizar o impacto que o acréscimo de utilização destes serviços possa causar nos clientes desta zona da cidade”. “Também estamos a realizar um upgrade na zona do Terreiro do Paço, espaço onde também há muitos eventos de verão.”

Na Vodafone, a rede não deverá sofrer alterações. “A solução tecnológica [assente em 4,5 G e LTD DD] implementada pela Vodafone no Parque das Nações há um ano, e que inclui os edifícios de acesso público, está preparada para dar resposta a eventos de grande dimensão”, garante a empresa. E no Terreiro do Paço “também têm uma solução altamente robusta”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt