Eventos … SingularityU e Web Summit!

Resolvi, no regresso de férias de Verão, aceitar alguns convites e participar numa série de eventos que ocorreram em Lisboa.
Publicado a

A maior parte deles relacionaram-se com a área da Tecnologia e a chamada Transformação e Disrupção Digital e ainda outros sobre análises sobre o Orçamento de 2019. Procurei atualizar-me e encontrar a habitual rede de colegas e amigos que frequentam habitualmente essas conferências e seminários.

Fiquei surpreendido, ou talvez não, por descobrir:

Passei por eventos como os IDC Directions 2018, Singularity University, Portugal Digital Summit, etc. Todos me deixaram muitas pistas para artigos de opinião.

Não posso deixar de referir que o que mais novidade trouxe foi o designado como SU (Singularity U) Summit Cascais. Desde 2016 que vinha seguindo com interesse as atividades da SU, em particular do seu cofundador/ Chairman Peter Diamantis e foi com grande entusiasmo que pude participar.

Tratou-se de um evento realizado em parceria entre a SU - Singularity University da Califórnia/USA e a Nova SBE – School Business and Economic e ocorreu no seu novo e singular Campus em Carcavelos. Como apoiantes destacaram-se ainda a Câmara Municipal de Cascais, a Betai e ainda algumas outras empresas privadas.

O evento apresentou-se como trazendo a Portugal um grupo de apresentadores e experts de nível mundial – que são ao mesmo tempo colaboradores frequentes na Singularity University - com o foco na leitura, abordagem e impacto das tecnologias que estão hoje a contribuir para acelerar as mudanças organizacionais, societárias e até humanas. Segundo os criadores da parceria estabelecida, a ideia é contribuir para que a SU e os seus colaboradores, em conjunto com líderes portugueses de hoje e amanhã, melhorem a nossa capacidade, conhecimento e visão necessária para enfrentar um mundo global e em mudança exponencial, competindo e vencendo.

Foram dois dias preenchidos com extraordinários e cativantes oradores, apresentando e falando sobre novos, desafiantes e profundos temas, passados num ótimo e belo local recentemente inaugurado.

A SingularityU foi lançada há uns anos atrás por dois nomes de grande prestígio mundial – Peter Diamantis e Ray Kurzweil – definindo-se como uma organização comunitária dedicada ao ensino e à inovação a nível global, utilizando as tecnologias de crescimento exponencial para compreender e enfrentar os mais exigentes desafios mundiais ajudando a construir um mundo melhor para todos. A comunidade global da SU atinge já 119 países e inclui empreendedores, empresas, governos, investidores e instituições académicas com impacto mundial. A Portugal chegou agora e é bem-vinda.

A SU refere ter já desenvolvido cerca de 431 iniciativas com impacto e abrange múltiplas áreas como as da saúde, ambiente, educação, energia, alimentação, água, espaço*, desastres naturais e governação. Áreas que em Portugal precisam também de contribuições positivas.

Os meus parabéns à Nova SBE e todos os apoiantes do evento e votos que a partir dele e da parceria estabelecida se desenvolvam iniciativas inovadoras nomeadamente na formação de estudantes e executivos e ainda no lançamento de mais empreendorismo português ligado às tecnologias de crescimento exponencial.

E por falar em eventos, em Novembro lá vem novamente o WebSummit !

* Peter Diamantis é sócio de Elon Musk na empresa SpaceX.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt