Do total das vendas da Berg Outdoor, marca portuguesa de artigos e equipamentos outdoor e de casual wear da Sonae, 15% são em mercados externos, "o que representa um crescimento de 30% ao ano, e a aposta é que dentro de 10 anos passe a ser a percentagem dominante nas vendas", afirmou Miguel Tolentino, diretor-geral da marca, sem no entanto avançar com números sobre o volume de vendas total, nem internacional..Integrada no grupo Sonae, a "Berg, que nasceu em 2001 como uma marca da SportZone, passou a ser uma marca própria e autónoma, apresentando-se em diversas feiras do setor, e tendo ganho já vários prémios distinguindo os nossos produtos pela sua inovação", acrescentou o responsável..Atualmente a marca vende para mais de 20 países, com pontos de venda físicos, em lojas multimarca, e para mais de 28 países através do site e de parceiros digitais que vendem a nossa marca", sublinhou Miguel Tolentino..Os principais mercados para onde exporta, além de Espanha, cujas vendas estão integradas na SportZone, "vendemos para a Finlândia, Eslováquia, Turquia, Alemanha e Itália", e a estratégia de expansão da internacionalização da marca "passa por todos os países da União Europeia, Europa de Leste e Médio Oriente"..Admitindo que se trata de "um mercado muito competitivo, com marcas internacionais muito conhecidas", Miguel Tolentino frisa que "não concorremos diretamente pelo preço, mas sim pela qualidade/preço associado ao design diferenciador"..Apesar de se tratar de uma marca portuguesa, cujos produtos são desenvolvidos "desde a folha em branco, por uma equipa de 30 profissionais, de cinco nacionalidades, e que poderá vir a aumentar", disse o diretor-geral, a produção ainda não é feita toda em Portugal. "Parte é feita no nosso país, como o calçado, que é um exemplo de competitividade, e gostaríamos de ter mais produtos totalmente nacionais"..A marca está presente em grandes eventos como as ultramaratonas, "dada a ligação a Carlos Sá, um ultramaratonista português que já ganhou inúmeras provas, bem como através dos nossos embaixadores", referiu Diana Pinto, diretora de marketing..Recordou ainda a parceria com o Instituto Politécnico do Porto, "para desenvolver uma bicicleta elétrica ME 310, e a equipa do Porto trabalhava com uma equipa da Austrália, e o envolvimento dos três parceiros foi muito positiva, e o modelo foi apresentado em Stanford. Esta também é uma forma de dar a conhecer os nossos produtos", concluiu..A estratégia de desenvolvimento da BERG Outdoor é suportada por uma nova imagem e posicionamento, que pretende promover a descoberta do mundo e da vida ao ar livre, seja em contacto com a natureza ou nas ruas de uma cidade..Diana Pinto afirmou: “O novo logotipo incorpora a nossa herança histórica ligada à montanha, mas traduz também o alargamento do nosso espectro de atuação à vida ao ar livre, seja na natureza ou na cidade. Queremos ser uma marca presente no dia-a-dia das pessoas, que proporciona importantes momentos de convívio e conforto, através de produtos de qualidade, com design e tecnicidade aos melhores preços”.