A Fábrica de Unicórnios de Lisboa deu a conhecer esta segunda-feira as oito scaleups que vão integrar a segunda edição do Scaling Up Program, a decorrer até janeiro de 2024. Automaise, Didimo, Mediaprobe, Microharvest, Progrow, Rauva e Sheerme juntam-se aos oito projetos que estrearam o programa no início do ano, que conta agora com um total de 16 empresas tecnológicas, 13 das quais nacionais..O novo grupo de scaleups, selecionado entre 30 candidaturas, já levantou mais de 46 milhões de euros em rondas de investimento e emprega quase 200 pessoas - das oito, uma delas é internacional e um terço (32%) foram fundadas por mulheres. Em conjunto com os projetos da primeira edição, os participantes do Scaling Up somam 76 milhões de euros angariados junto dos investidores..De acordo com a promotora, o processo de seleção implicou "uma avaliação dos perfis e entrevistas, tendo por base os critérios de admissão ao programa, que incluem o estágio atual de desenvolvimento", isto é, "investimento angariado relevante, equipa forte e estruturada, produto ou serviço em comercialização e tração de crescimento", bem como a "adequação ao programa", que analisa fatores como "capacidade de apoio dos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional"..À semelhança da anterior, a edição que se estreia hoje contará com apoio dos especialistas, mentores e parceiros do programa, sendo uma novidade a colaboração com o grupo Brisa, que se junta a outras empresas como a Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e PwC, e aos mais de 60 parceiros corporate e de investimento..- Automaise (IA e Machine Learning): Oferece um conjunto de soluções para otimizar o apoio ao cliente, prometendo melhorar a eficiência global das operações das empresas em mais de 50%, através de tecnologias como o GPT, outras formas de Inteligência Artificial (IA) e um no-code workflow studio ..- Didimo (Gaming): Cria personagens digitais 3D altamente fiáveis, totalmente animáveis e personalizáveis para utilização em qualquer ponto de contacto ou experiência digital, através de uma plataforma de tecnologia de IA generativa patenteada quatro vezes. A sua tecnologia permite que os títulos de jogos, metaversos e retalhistas preencham as suas experiências imersivas em minutos, em vez de meses, e poupem até 80% dos custos tradicionais das personagens..- MediaProbe (Adtech): Está a construir a próxima currency de impacto emocional de media. A plataforma mede reações emocionais a partir de sensores fisiológicos distribuídos a painéis de participantes que consomem conteúdo media a partir das suas casas. Combinam monitorização remota e machine learning para entregar as medidas mais precisas de impacto emocional em media, a uma indústria em constante procura de melhores medidas de qualidade de impressão. Os seus clientes incluem alguns dos maiores broadcasters, rights holders e marcas, que usam as métricas para ir além de medidas tradicionais como audiências e podem agora perceber e agir sobre as reações dos consumidores ao conteúdo media a que estão expostos..- Microharvest (Biotech): Dedicada à produção de proteínas nutritivas e sustentáveis, esta empresa estuda as necessidades dos fabricantes de alimentos, rações e alimentos para animais de estimação e satisfaz as suas exigências com uma solução mais pequena, melhor e mais rápida..- ProGrow (IA e Machine Learning): Plataforma que converte qualquer equipamento ou posto de trabalho online. Com conectividade IoT e análise de dados de última geração, a proGrow é uma plataforma web dedicada à linha da frente das operações industriais..- Rauva (Fintech): A Rauva é a primeira super-app para negócios em Portugal que permite aos utilizadores abrir contas empresariais, efetuar pagamentos, enviar e acompanhar faturas certificadas, registar despesas e emitir cartões físicos e virtuais..- Sheerme (WellTech): Marketplace de serviços de bem-estar direcionado às necessidades dos consumidores. Oferece um acesso a marcações e pagamentos online através de uma app e integrações com plataformas como o Google, META e Glovo para que o consumidor consiga marcar o que precisa de forma fácil. A cada marcação, os consumidores ganham benefícios numa wallet para descontar em marcações seguintes..- Splink (Extended Reality): Empresa dedicada a aproximar os adeptos de desporto dos seus clubes favoritos através de experiências imersivas e colecionáveis oficiais. Através da integração da Realidade Aumentada no produto, recolhe dados reais que permitem às equipas monetizar os adeptos de forma mais eficiente.