O problema deste sábado afetou apenas os terminais de pagamento automático de multibanco, sendo que as caixas de de multibanco estiveram a funcionar normalmente.
A SIBS, em comunicado divulgado hoje de manhã, "confirma a existência de constrangimentos técnicos nos TPA impactando aproximadamente 50% da rede".
Ao início da tarde deste sábado, a empresa disse que a intervenção das equipas técnicas "permitu a recuperação dos serviços a partir das 12h40", garantindo que "as equipas da SIBS já circunscreveram a causa técnica que causou esta instabilidade em parte dos TPA". A causa do problema não foi revelada pela SIBS.
"Neste momento", notou a empresa que gere a rede Multibanco, "todos os serviços encontram-se operacionais, permanecendo as equipas da SIBS a monitorizar de perto o seu funcionamento".
A rede Multibanco esteve esta sexta-feira com falhas em pagamentos e levantamentos de dinheiro durante duas horas em vários pontos do país.
Num primeiro comunicado enviado às redações, a SIBS confirmou a "existência de alguns constrangimentos" na rede. "A SIBS confirma a existência de alguns constrangimentos na rede de TPA [Terminais de Pagamento Automático], nos últimos minutos, estando a encetar todos os esforços para ultrapassar esta situação. Lamentamos os constrangimentos que possam ser causados", indicou na nota.
Entretanto, a SIBS revelou ao DN que a situação foi normalizada, mas que ainda podem decorrer algumas perturbações devido ao elevado volume de transações que ficaram pendentes. "As equipas técnicas da SIBS intervieram de imediato, o que permitiu a recuperação dos serviços a partir das 19.30. Neste momento, os serviços encontram-se operacionais, permanecendo as equipas da SIBS a monitorizar de perto o seu funcionamento", pode ler-se num posterior comunicado enviado pela SIBS.
Nas redes sociais, dezenas de internautas deram conta dos problemas na utilização de caixas automáticas e nos terminais de pagamento. Alguns deles relatam casos de filas nas caixas de supermercado que estão a aumentar substancialmente, havendo clientes a recorrer à plataforma MBWay. Noutros casos, pessoas tiveram de esperar que familiares lhe fossem entregar dinheiro físico para efetuar o pagamento. Em bombas de gasolina, também houve registo de condutores a voltar para trás. Em portagens foram igualmente notados alguns constrangimentos.