A Farfetch, plataforma luso-britânica de venda de artigos de moda de luxo, juntou-se aos armazéns britânicos Harrods para ajudar a cadeia a desenvolver o segmento de comércio eletrónico. "A Farfetch, a plataforma líder global para a indústria da moda de luxo, e a Harrods, a loja de departamento mais conhecida do mundo, anunciam hoje uma parceria estratégica entre as duas empresas que tem como objetivo dotar a Harrods de uma plataforma global de e-commerce", refere o comunicado enviado às redações.
A Farfetch Black & White desenvolve precisamente plataformas de comércio eletrónico multi-canal para que as marcas e retalhistas possam interagir com os clientes. "A Harrods vai beneficiar de todo o potencial da unidade de negócio de white-label da Farfetch, a Black & White Solutions, para criar um destino online global de última geração para a base de clientes da icónica loja de departamento londrina".
A Harrods vai ter disponível as principais componentes da Farfetch Black & White, como: gestão de e-commerce, apoio de operações, apoio de logística internacional e apoio técnico. Contudo, continuará a ser responsabilidade da Harrods a gestão e operação das "compras no site, e continuará responsável pelo marketing, relações comerciais e estratégia de produto, conteúdo criativo e editorial, bem como pelos serviços de apoio ao cliente".
José Neves, fundador e CEO da Farfetch, em comunicado, diz: “a Harrods é conhecida pela sua exemplar abordagem ao apoio ao cliente e à filosofia da ‘arte do possível’. Pode ser extremamente difícil atingir o mais alto nível de apoio ao cliente no mundo digital, e foi por isso que a Harrods decidiu fazer esta parceria com a Farfetch Black & White Solutions. A nossa experiência em construir plataformas tecnológicas para marcas de luxo significa que a oferta da Harrods online será tão excitante como a experiência na loja física”.
Já Michael Ward, Managing Director da Harrods, afirma: “Há mais de 170 anos que a Harrods fornece aos seus clientes serviços do mais elevado nível, e nunca deixou de investir para poder entregar este nível em todas as áreas de negócio. Esta parceria com a Farfetch Black & White Solutions permite-nos trabalhar com o líder de mercado em tecnologia de e-commerce, de forma a fornecermos um serviço online à imagem da Harrods. Juntamente com a Farfetch Black & White temos o objetivo de garantir que os clientes da Harrods têm exatamente o mesmo serviço exemplar, seja online ou na loja física”.
De Portugal para a bolsa de Nova Iorque
A Farfetch nasceu há cerca dez anos, numa altura em que o mundo financeiro atravessava uma forte turbulência. A empresa nasceu pouco antes da falência do Lehman Brothers, um dos grandes bancos de investimento naquela época. Pouco depois, a crise financeira atinge economia mundial. José Neves teve, por isso, de assegurar sozinho o financiamento inicial desta empresa.
Em 2015, a Farfetch levanta uma ronda de 86 milhões de dólares - cerca 73 milhões de euros - e fica avaliada em mil milhões de dólares, ou seja angaria o estatuto de unicórnio. No ano seguinte, a empresa liderada por José Neves captou uma nova ronda, desta vez de 95 milhões de euros. Nova ronda chegou em junho de 2017, quando os chineses da JD.com, segunda maior empresa de comércio eletrónico da China, compraram uma participação na Farfetch no valor de 397 milhões de dólares, cerca de 337 milhões de euros.
A empresa liderada por José Neves tem também crescido ao longo dos últimos tempos através da aquisição de outras companhias. Exemplo disso é a compra da tecnológica CuriosityChina, focada na amplificação de marcas de luxo através do digital, em julho do ano passado e a Stadium Goods, um marketplace de calçado desportivo, em dezembro.
A 21 de setembro do ano passado, a Farfetch entrou na bolsa de valores de Nova Iorque, com mais de 44 milhões de ações a 27 dólares cada (23 euros). A empresa tem várias centenas de trabalhadores, muitos dos quais espalhados pelas unidades que tem em Portugal.