
Há três mensagens que resultaram da conferência "Convergência entre Media e Tecnologia", promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa (API), em colaboração com o PCI – Creative Science Park e a Universidade de Aveiro: importância da capacitação; a importância da utilização da tecnologia e da criação de produtos e serviços sem que se perca o ADN das marcas de media; e a necessidade de trabalhar soluções e não discutir os problemas. Esta é a opinião de João Moraes Palmeiro, presidente do Aveiro Media Competence Center (AMCC), que acrescenta que o organismo pela qual é responsável se baseia em três pilares. São eles a agregação de conhecimento – seja ele científico ou prático –, fazer a ponte entre o setor público, o setor das tecnológicas e a indústria dos media, e fazer parte de consórcios europeus de implementação de projetos.
No caso do repertório de conhecimento, João Moraes Palmeiro lembra que no site do AMCC é possível encontrar “um conjunto de conhecimento, desde financiamento a formações”, e ainda uma biblioteca com inteligência artificial para a pesquisa em artigos científicos. O executivo dá como exemplo o News Desert (ou Deserto de Notícias). Sendo que “a parte do conhecimento é essencial”.
Já no que concerne a fazer de ponte entre os vários players, na opinião de João Moraes Palmeiro é importante que quem regula o faça com conhecimento de causa do setor e que quem desenvolve tecnologia possa ajudar a que o setor adote essas tecnologias.
O que, aliado à presença em projetos internacionais, fazem do AMCC o único hub dedicado ao mundo dos media. Durante o evento, por exemplo, foi testado, em primeira mão , um dos projetos que são apoiados pelo AMCC Test Bed. Integrado na rede nacional de test beds, é um consórcio formado pelo PCI- Creative Science Park Aveiro Region (PCI), NOS Comunicações e NOS Technology (NOS Group) em parceria com a Universidade de Aveiro (UA), Aveiro Media Competence Center (AMCC) e Google, que consiste num conjunto de infraestruturas, equipamentos, serviços e conhecimento especializado disponível para as PME e startups do setor dos media, para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços, possibilitando a aceleração do processo de entrada no mercado. No caso específico da conferência foi testada a tradução e transcrição em tempo real do discurso dos oradores, uma tecnologia da ClusterMedia Labs.
A expetativa é que mais do que apenas falar dos problemas/desafios que os media (portugueses e europeus) enfrentam, encontrar soluções. Face a isto João Moraes Palmeiro acredita que a breve trecho a indústria estará mais unida, mais capaz e mais capacitada. Será uma indústria mais disponível para abraçar as soluções tecnológicas e utilizá-las em seu benefício próprio. “Vejo claramente uma maior conversão, uma maior convergência da indústria e em especial com o setor público e com o setor tecnológico”, afirma o presidente do AMCC.