Beta-i capta 4 milhões de euros da FCamara e acelera expansão para EUA e Bélgica

Consultora portuguesa Beta-i prepara-se para crescer nos EUA e na Bélgica, onde aposta na inovação colaborativa e na transformação digital. Cofundador Pedro Rocha Vieira lidera expansão na América.
Na foto, os quatro sócios da Beta-i, da esquerda para a direita, Manuel Tânger, Diogo Teixeira, Ricardo Marvão e Pedro Rocha Vieira
Na foto, os quatro sócios da Beta-i, da esquerda para a direita, Manuel Tânger, Diogo Teixeira, Ricardo Marvão e Pedro Rocha Vieira
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A consultora de inovação colaborativa Beta-i, com projetos na Europa e no Brasil, recebeu um investimento de quatro milhões de euros da multinacional brasileira FCamara, referência na transformação digital e inovação tecnológica. Em curso está a expansão internacional da portuguesa Beta-i para os mercados dos Estados Unidos e Bélgica. 

Nos EUA, a operação será liderada pelo cofundador e CEO global da Beta-i, Pedro Rocha Vieira que já se encontra há dois anos neste mercado. A parceria com a FCamara irá permitir “endereçar as principais dificuldades sentidas até agora”, como explica ao Dinheiro Vivo Diogo Teixeira, CEO para Portugal. “É um mercado onde a proposta de valor e o benefício têm que estar claríssimos. O processo de venda é muito dinâmico, mas é, ao mesmo tempo, um mercado que reconhecendo competência não tem medo de arriscar e trabalhar com parceiros diferentes”, acrescenta. A Beta-i já trabalhou no mercado norte-americano com a AWS, AEP e EDP. 

Os setores da saúde, logística e serviços financeiros estão já identificados pelo enorme potencial para projetos de inovação, onde a experiência da FCamara em transformação digital será complementar à abordagem colaborativa da Beta-i. “A procura por soluções escaláveis e inovadoras nos EUA representa também um ambiente ideal para replicar programas de open innovation multi-parceiros e iniciativas de venture building”, adianta Diogo Teixeira. O gestor acrescenta ainda que o crescente foco na inteligência artificial e na digitalização de processos permite que a Beta-i e a FCamara desenvolvam propostas de valor diferenciadas. 

Em relação à Europa, a ambição da Beta-i é a de abrir mais um escritório no próximo ano, estando ainda por decidir se a localização será Bruxelas, onde já está localizada uma equipa de duas pessoas, lideradas por Ricardo Marvão, com responsabilidades de business development, para a Beta-i Portugal.

A relação entre a Beta-i e a FCamara já deu origem à realização de duas fases de um projeto conjunto para uma grande multinacional belga, sendo que a terceira fase deverá arrancar entre o final deste mês e o início de março. Diogo Teixeira comenta que, “curiosamente, não foi nem no setor da energia nem da sustentabilidade, porque o valor que acrescentámos ao cliente neste caso concreto pode acontecer em qualquer setor. Mas, sem dúvida, que transição energética e a sustentabilidade são áreas-chave para nós e com a integração do ecossistema da FCamara, podemos agora combinar competências complementares em gestão de inovação, inovação aberta e transformação digital”.

A aposta na inteligência artificial (IA) é um dos pilares desta nova fase da Beta-i, que, segundo o CEO para Portugal, estão a investir desde 2024 numa plataforma integradora de toda a sua operação e conhecimento que é gerado nos muitos projetos desenvolvidos para os clientes. “A IA é uma componente basilar desta plataforma e, ao entrar no ecossistema da FCamara, vamos contar com toda a sua força de trabalho e expertise para melhorarmos e acelerarmos o que já estamos a construir”, explica.

Paralelamente, estão também a desenvolver ferramentas de IA que permitam aumentar as capacidades dos consultores das equipas. Além de todas estas componentes internas, que se traduzem em valor para o cliente, vamos também trazer funcionalidades de IA para algumas dimensões da nossa oferta, proporcionando uma melhor gestão da informação e conhecimento desenvolvido nos projetos, bem como uma maior velocidade e integração de expertise”, adianta Diogo Teixeira. “Acredito que, no decorrer deste ano, teremos algumas destas funcionalidades a serem utilizadas pelos clientes.”

Em comunicado, Fabio Camara, fundador e CEO da FCamara, explica que com este investimento de cerca de quatro milhões de euros na Beta-i, a estratégia de internacionalização da multinacional brasileira “fica ainda mais sólida”. A empresa FCamara já conta com quatro escritórios na Europa, além do Dubai, nos Emirados Árabes. A parceria possibilitará à FCamara ter operações também na Bélgica e em Boston, na cidade norte-americana onde se encontra o cofundador e CEO global da Beta-i, Pedro Rocha Vieira

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