
Hugo Oliveira, fundador da Indie Campers, tornou-se em 2025 no primeiro português a juntar-se à Endeavor, uma rede internacional dedicada a empreendedores. Esta organização, que está em 42 países, apoia empresas em fase de crescimento (scaleups), ajudando-as a expandir mais rapidamente através de uma plataforma que promove ligações globais entre empreendedores e oferece acesso a mentoria, financiamento e outros recursos de apoio.
Ricardo Mesquita, managing director da Endeavor Portugal, explica ao Dinheiro Vivo que a Indie Campers e Hugo Oliveira vão ter impacto em várias frentes na rede internacional de empreendedores. “Primeiro, como role models, já que o Hugo, enquanto founder, tem uma experiência na construção do seu negócio que pode partilhar e influenciar outros potenciais empreendedores. E, por isso, torna-se um exemplo a seguir. Também como "new business", porque a equipa fundadora da Indie Campers mostrou que pode construir outros negócios. Assim, o efeito multiplicador já está a ter lugar”. Para o responsável em Portugal por esta organização global, o apoio da Endeavor permite amplificar e dar visibilidade a esse trabalho.
A rede internacional de empreendedores em Portugal passa assim a contar com oito nomes. O fundador da Indie Campers, Hugo Oliveira, junta-se a José Salgado e Sérgio Vieira, dois dos 152 empreendedores Endeavor que integraram a lista em 2023, e aos fundadores da Coverflex, Luís Rocha, Miguel Santo Amaro, Nuno Pinto, Rui Carvalho e Tiago Fernandes, que integraram a rede em março de 2024.
O managing director da Endeavor Portugal explica que esta rede global permite um apoio real e presencial para os fundadores e empresas com pegada internacional, como é o caso da Indie Campers. “Seja no acesso a fundos, a recrutar o talento relevante, no desenvolvimento de negócio, ou no contacto com os seus pares noutras geografias, os empreendedores Endeavor têm um apoio real, ágil e contínuo nos diferentes desafios que enfrentam além-fronteiras”, acrescenta Ricardo Mesquita.
Fundada em 2013, a Indie Campers revolucionou o negócio do aluguer de autocaravanas, estendendo-se para toda a Europa, América do Norte e Oceânia. A empresa portuguesa conta com um marketplace para roadtrips com uma frota de mais de 10 mil veículos, incluindo campervans, autocaravanas e outros veículos recreativos de anfitriões privados e profissionais de todo o mundo.
Criar um negócio verdadeiramente global, segundo Hugo Oliveira, implica deitar abaixo ou ultrapassar muitas barreiras – não só geográficas como legais, financeiras, entre outras – que nem sempre são possíveis de antecipar. “Por isso, expandir um negócio implica aprender enquanto se faz, sem saber quando e que desafios irão surgir, o que exige um trabalho conjunto e complexo de várias áreas que só recentemente foram criadas dentro da empresa”, partilha o fundador da Indie Campers, em declarações ao Dinheiro Vivo. “Durante a maioria dos anos de existência da Indie Campers, esse trabalho era feito por um reduzido grupo de pessoas. Nesse sentido, é fundamental saber recrutar e formar uma equipa que esteja 100% alinhada com a visão da empresa, trabalhando em conjunto para resolver diariamente os desafios inerentes a construir a única plataforma integrada global de roadtrips do mundo.”
O modelo da Endeavor aposta no “efeito multiplicador”, em que empreendedores bem-sucedidos ajudam a criar um círculo virtuoso de inovação. E é também com o propósito de contribuir para o crescimento de novas startups portuguesas que Hugo Oliveira se juntou a esta organização global. “Além de poder contribuir com a minha experiência prática, que vai desde o desenvolvimento do produto físico ao produto digital, com foco na experiência do cliente, há um lado pessoal e psicológico associado a esta posição que acredito que seja importante falar: ser empreendedor implica uma grande capacidade de resiliência para ultrapassar os obstáculos que surgem diariamente, por isso é fundamental manter o entusiasmo e não perder o foco no objetivo final, assim como rodearmo-nos das pessoas certas”, começa por dizer o fundador da Indie Campers. “Nesta fase da minha vida, estou muito motivado para começar a dedicar parte do meu tempo a ajudar os empreendedores à minha volta. Por isso, fazer parte da comunidade Endeavor é uma oportunidade única não só para partilhar e contribuir, como também aprender, o que é bastante enriquecedor.”