No primeiro mês de 2025, o consumo televisivo registou um crescimento de +2,2% face ao mês de dezembro. No global, o consumo de TV mantém a tendência de crescimento, tendo o mês de janeiro verificado níveis de audiência média superiores se compararmos com os meses de janeiro e dezembro do ano anterior. Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), a TVI com um share de 15,5% (+0,2p.p. vs. dezembro) mantém a liderança. A SIC ocupa a segunda posição com um share de 14,7% e foi o canal que registou o maior aumento face ao último mês (+1p.p.).
A transmissão da final four da Taça da Liga, em especial, a final entre o Benfica e o Sporting, contribuíram para o aumento das audiências do canal. A RTP1 ficou na terceira posição com um share de 11,2% não tendo verificado alterações em termos de share pelo terceiro mês consecutivo. Num mês de regresso à escola e ao trabalho depois da pausa do Natal, as tipologias do Pay TV e “Outros” (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de TV, como streaming ou consolas) registaram uma diminuição de -0,6 p.p. e -0,7 p.p. respetivamente.
No mês de janeiro, a tipologia do Pay TV verificou uma diminuição de -0, 6p.p. vs. o último mês. Do top canais do cabo, vemos que a CMTV (+0,1p.p. vs. dezembro) reforça a posição de canal preferido dos portugueses no cabo. Vemos que a maioria dos canais do Pay TV ou registaram um crescimento ou não registaram alterações face ao último mês, com as únicas exceções a serem os canais Hollywood (-0,2 p.p.) e Globo (-0,1p.p.). Para além dos canais do Pay TV, nota ainda para o crescimento da RTP2 devido à transmissão dos jogos da Seleção Nacional de Andebol no campeonato do mundo.
Em janeiro, o programa mais visto do mês foi a Final da Taça da Liga entre o Benfica e o Sporting. O jogo, que teve transmissão na SIC, contou com uma audiência média de dois milhões e 542 mil telespetadores, a que correspondeu um share de 48,3%. Na segunda posição ficaram os dois jogos da final four da Taça da Liga (Sporting x Porto e Benfica x Sporting) com uma audiência média de um milhão e 915 mil telespetadores a que correspondeu um share de 36,8%. Destaque para o jogo do campeonato do mundo de andebol entre Portugal x Dinamarca, o único jogo de Portugal transmitido na RTP1, ficou na sexta posição com uma audiência média de um milhão 127 mil telespetadores, a que correspondeu um share de 23,9%. Nota ainda para a nova novela da SIC “A Herança”, que estreou durante o mês de janeiro. “A Herança” é assim a única novela presente no top 20 de programas e durante o mês de janeiro registou uma audiência média de 813 mil telespetadores, a que correspondeu um share de 18,3%.
Relativamente às audiências por período horário, no mês de janeiro, a SIC liderou durante o período do almoço com a transmissão do “Primeiro Jornal” (20,9% vs. 18,6% da TVI) e durante o prime-time (1º e 2º). No primeiro prime time (entre as 20h-22h30) a diferença face à TVI foi superior do que no segundo prime time (17,4% da SIC vs. 15,9% da TVI). No segundo prime time (22h30-00h), período onde habitualmente a TVI lidera, neste mês, com a estreia da nova novela, a SIC conseguiu liderar durante este período (16% da SIC vs. 15,6% da TVI). RTP1, com a transmissão do “Preço Certo” lidera durante o pré-prime com alguma vantagem sobre a TVI (16,5% vs. 14,4% da TVI), sendo este o período do dia o único onde consegue liderar.