
A análise de audiência de TV da agência de meios UM, que integra o grupo Mediabrands, revela que em julho o consumo televisivo em Portugal, em termos de audiência média, verificou um decréscimo de 1.4% face ao mês anterior. Entre os canais FTA (de sinal aberto ou free-to-air), a TVI terminou o mês em primeiro lugar com um share de 15%. A SIC ficou em 2º lugar, tendo perdido -0.7 p.p de share face ao mês anterior, terminando com 14.5%. A RTP1 surge na 3ª posição com um share de 11.1%, registando uma diminuição de -0.3p.p. vs. junho. No mês em análise os “Outros” voltam a verificar um crescimento (+0.6p.p. vs. o mês anterior) atingindo um share de 18.5%, superando o valor registado em março. 18.5% é o valor de share mais elevado que a tipologia verificou desde que há registo.
No mês de julho, a tipologia do Pay TV registou uma diminuição de -0.5p.p. vs. junho. Dentro do segmento dos canais de informação a CMTV mantém a liderança com um share de 5.6%, mantendo alguma distância do segundo lugar, CNN Portugal, que registou um share de 2.3%. De destacar ainda o aumento das audiências no canal generalista RTP2, que passou de uma audiência média de 19 mil telespectadores para 38 mil, registando um share de 1.8%, mais +0.9 p.p vs o mês anterior. Este aumento deve-se à transmissão da Volta à França e ao início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Em julho, o top 3 dos programas mais vistos voltou a ser composto por jogos de futebol, desta vez com os jogos do Euro 2024. A RTP1 conquistou os dois primeiros lugares com a transmissão da Final (Espanha X Inglaterra) e dos Oitavos de Final (Portugal X Eslovénia e França X Bélgica).
A Final do Euro 2024 foi o programa mais visto do mês e deu à RTP1 uma audiência média de 2.68 milhões de telespetadores, a que corresponde um share de 51.8%. Os restantes lugares do ranking pertencem também às diferentes fases da competição e são repartidos pela RTP1, TVI e SIC.
Se excluirmos os jogos de futebol, podemos verificar que a estreia do programa “Dilema”, na TVI, foi o programa mais visto com uma audiência média de 913 mil telespetadores e um share de 21.9%. De destacar também a Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris, transmitida pela RTP1, que alcançou uma audiência média de 819 mil telespectadores e um share de 21.3%
No que toca às audiências por período horário, no mês de julho, a SIC mantem a liderança durante o período do almoço com um share de 19.6% e regressa à liderança no período de pré-prime e no late night, onde alcança, respetivamente, um share de 14.5% e 13.3%. A TVI mantém a liderança no período da manhã e da tarde 16.8%, mais +0.6 p.p face à SIC.