Financiamento para projeto de bilhete único nos transportes reforçado em 1,7 milhões

O projeto que vai criar um cartão único para viajar em transportes públicos no país vem do anterior governo socialista, que tinha anunciado um investimento em torno dos 2,7mlhões de euros.
Foto: Global Imagens
Foto: Global Imagens
Publicado a

O Ministério do Ambiente e Energia deu luz verde ao reforço do financiamento em 1,7 milhões de euros para o 1Bilhete.pt, o projeto que está a desenvolver um cartão único para os transportes públicos no país. Esta iniciativa vem do anterior governo socialista, que em fevereiro do ano passado assinou um protocolo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e Transportes Intermodais do Porto (TIP) para a criação desta plataforma que vai permitir a interoperabilidade.

Na altura, o executivo estimava um investimento em torno de 2,7 milhões de euros para a iniciativa. Segundo a ministra Maria da Graça Carvalho, o projeto já tinha recebido um milhão de euros do Fundo Ambiental, financiamento que é agora reforçado em mais 1,7  milhões. 

“Esta plataforma pode ser um incentivo ao uso do transporte público e até aumentar a eficiência das empresas de transporte público, que beneficiarão da centralização e da digitalização dos processos de
emissão e verificação de bilhetes”, diz a governante, citada no comuicado.

A ministra sublinha que a plataforma 1Bilhete.pt  “apoia os objetivos de sustentabilidade e redução de carbono”, e que  “é algo que está alinhado com as metas ambientais do Governo e com os esforços nacionais de combate às alterações climáticas”.

O gabinete da ministra lembra que o 1Bilhete.pt vai permitir, tal como estabelece o protocolo assinado no ano passado,  “com qualquer cartão de transporte público ou aplicação móvel, adquirir e validar títulos de transporte de outros sistemas, não sendo necessária a compra de novo cartão ou a instalação de outra aplicação no seu telemóvel”.

Será ainda possível “criar títulos de viagem de transporte público de cobertura nacional e utilizar cartões
bancários, em suporte físico ou virtual, para adquirir ou validar títulos de transporte, abrindo a possibilidade da atribuição de benefícios decorrentes da utilização de uma conta unificada”.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt