Foi há 70 anos que Lisboa passou a ter Metro

O Metropolitano de Lisboa assinala na sexta-feira 70 anos desde a sua fundação
Publicado a

O Metropolitano de Lisboa assinala na sexta-feira 70 anos desde a sua fundação, tendo o sistema de transporte começado a funcionar 11 anos depois, com um percurso de configuração em Y que percorria 6,5 quilómetros da capital.

De forma a assinalar os 70 anos da sua constituição, o Metro de Lisboa vai ter a decorrer durante o dia várias iniciativas, incluindo a divulgação do trabalho de cinco artistas portugueses.

Em colaboração com a Associação Cultural Gerador, o Metropolitano de Lisboa convida todos os utentes a apoiarem a iniciativa "Primeiro Passo", que integra a exposição da galeria de fotos da rede social Instagram de Marta Ferreira, na estação da Baixa-Chiado, e uma hora de dança com Carlota Rodrigues, entre as 10:00 e as 11:00, na Alameda.

No Marquês de Pombal pode-se visitar a exposição de arte urbana de Maria Imaginário, em São Sebastião haverá a projeção da curta-metragem "tocadora", de Joana Imaginário, e, no Cais do Sodré, será ouvida a música de Catarina Munhá.

"A celebração dos 70 anos do Metropolitano de Lisboa permite à cidade de Lisboa não só recordar o passado, de que muito nos orgulhamos, mas procura, sobretudo, olhar para o futuro em que confiamos", afirmou o presidente do Metropolitano de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, citado no comunicado.

A 26 de janeiro de 1948 foram aprovados, pelo Governo de Oliveira Salazar, os estatutos da sociedade anónima de responsabilidade limitada Metropolitano de Lisboa, com sede em Lisboa e que tinha como objetivo "o estudo técnico e económico, em regime exclusivo, de um sistema de transportes coletivos fundado no aproveitamento do subsolo da cidade".

A concessão para a instalação e exploração do serviço público foi outorgada cerca de um ano mais tarde, a 01 de julho de 1949, sendo que os trabalhos de construção tiveram início a 01 de agosto de 1955.

Quatro anos mais tarde, a 29 de dezembro de 1959, assistiu-se, então, à inauguração oficial deste novo sistema de transporte, inicialmente com a rede com configuração em Y.

A rede tinha 6,5 quilómetros e 11 estações, com terminais em Sete Rios, hoje Jardim Zoológico, e em Entrecampos, que convergiam na Rotunda num troço comum até aos Restauradores.

Atualmente, o Metro de Lisboa dispõe de uma rede de quatro linhas independentes, com 44,2 quilómetros e 56 estações (seis destas de correspondência entre linhas) e 21 estações de interface entre outros operadores públicos e privados de transporte.

Na comemoração destas sete décadas, o Metropolitano de Lisboa vai ainda realizar uma viagem no histórico comboio ML7, entre as Estações de Santa Apolónia e o Alto dos Moinhos, à qual se seguirá uma homenagem a 160 trabalhadores que perfazem 40, 30, 20 e 10 anos ao serviço da empresa.

O metro opera nas cidades de Lisboa, Amadora e Odivelas e serve, de acordo com a empresa, cerca de 161,5 milhões de passageiros por ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt