
O Fórum para a Competitividade estima que a economia portuguesa tenha crescido entre 1% e 1,3% no primeiro trimestre do ano face ao período homólogo, de acordo com a nota de conjuntura hoje divulgada.
Os economistas do Fórum para a Competitividade apontam para uma desaceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em termos homólogos e em cadeia.
Segundo a nota de conjuntura, o crescimento homólogo do PIB desacelerou de 2,2% para entre 1% e 1,3% no primeiro trimestre e em cadeia de 0,8% para entre 0,3% e 0,6%.
"O facto de o PIB ter um crescimento de 1,5% em cadeia no 1.º trimestre de 2023, um valor excecional, ditará agora um forte abrandamento do PIB homólogo", refere.
O Fórum sublinha que se assiste "a uma nova deterioração da conjuntura externa, ainda que limitada".
"No entanto, espera-se também que as condições melhorem a partir do segundo semestre de 2024, com a ajuda da descida das taxas de juro do BCE [Banco Central Europeu], devendo o próximo ano ser já de um desempenho próximo da tendência", antevê.
Segundo o fórum, a incerteza política terá custos económicos, sobretudo com "o adiamento de projetos de investimento, em particular daqueles que dependem de autorizações governamentais".