Qual é o papel da SAP no modelo de negócio de futebol na atualidade?.Queremos oferecer uma solução completa, da administração ao relvado, junto das equipas de futebol. Estas empresas precisam de um software para a área financeira, de gestão de compras e de estar mais perto dos fãs. Precisam também de soluções para a bilheteira e o merchandising. Finalmente, também queremos ter um papel na melhoria do desempenho dos atletas no relvado, usando software de análise, para que os jogadores possam perceber o que estão a fazer e como podem melhorar o que está mal..Quais são os principais obstáculos à introdução destas tecnologias no futebol?.No início, os treinadores eram os mais relutantes. Mas com esta nova geração, os treinadores acreditam mais no poder das tecnologias ao longo da vida. Agora têm menos receio. Para os mais velhos é mais difícil convertê-los para esta nova realidade, mas também estão a aperceber-se de que é tudo relativamente simples. Quanto mais soubermos sobre um jogador, melhor podemos treiná-lo. Este é o ponto principal..Portugal é um país em que os fãs usam pouco estas tecnologias. O que pensam fazer para que se juntem às vossas soluções?.Temos de melhorar a experiência dos adeptos independentemente do local onde estejam. Se forem às compras nas lojas do clube, podemos melhorar essa experiência. Se forem ao estádio, podemos dar mais proximidade junto do relvado. Se comprarem um novo produto de um novo jogador, também podemos fazer o adepto sentir-se melhor. Não queremos obrigar os adeptos a estarem online..Melhorar a experiência é fundamental para gerar mais emoção no futebol?.Não é a emoção que está em causa. OS dados geram muito interesse, sobretudo dos mais novos, que querem entender melhor esta modalidade. A emoção vem do próprio jogo e um treinador pode fazer ao entender bem os dados e treinar bem os jogadores com recurso a isso..Quais são as diferenças entre o software usado pelo Manchester City e o Bayern de Munique?.Depende da utilização do software e da análise que fizerem dos dados. Os programas são semelhantes. Apenas damos as ferramentas. Os clubes é que sabem o que fazer com elas..Como será a expansão das tecnologias no futebol europeu?.Queremos estender-nos na região no desporto em geral e na área do entretenimento. Muito do que fazemos no desporto é usado nas soluções para os media e o entretenimento. Podemos replicar noutras áreas..Poderemos ver isso também em Portugal?.Esperamos que os maiores clubes portugueses se possam juntar à SAP e adaptar as nossas tecnologias para próprio benefício..A que se deve o sucesso da SAP em Portugal?.Os trabalhadores portugueses são muito bem educados, trabalham muito, são muito dedicados. A geração mais nova é muito qualificada e pode contribuir para a recuperação do país..*Jornalista em Manchester a convite da SAP Portugal