Em que consiste uma avaliação online?
A avaliação online permite conhecer aptidões cognitivas, comportamentos e características pessoais, servindo-se da tecnologia informática disponibilizada através da Internet. Estas avaliações combinam tipicamente um número variado de testes e questionários e são utilizadas durante o processo de recrutamento.
Porque é que a avaliação online tem vindo a ser utilizada de forma cada vez mais frequente?
Quando comparamos com outras formas de avaliação, a avaliação online tem claros benefícios, tanto para os candidatos que nela participam, como para as empresas que as utilizam.
Por um lado, permite poupar tempo e dinheiro às empresas, uma vez que dispensa a presença de supervisores e permite, em pouco tempo, recolher informação sobre várias aptidões, traços de personalidade ou fatores de motivação, com extração de conclusões complexas logo após a realização das provas. O facto de não serem necessários supervisores, permite também aumentar a objetividade dos resultados que se obtêm, pois não há possibilidade dos avaliadores poderem enviesar os resultados. É também uma poderosa ferramenta na predição, com fiabilidade, do grau de adequação de um candidato para uma determinada posição.
Por outro lado, para os candidatos é mais prático, pois podem realizar a sua avaliação online a qualquer hora e a partir de qualquer local, poupando em tempo e em custos de deslocação e podendo ainda escolher as alturas mais convenientes e mais rentáveis para realizar os mesmos com a melhor performance possível.
Como é que a avaliação online é construída?
As características e aptidões necessárias à função que se está a candidatar são determinantes para a combinação dos testes e questionários que vai encontrar. Por exemplo, a avaliação online pode consistir tanto em testes de memória e de concentração, como em competências idiomáticas, assim como incluir um questionário de personalidade. Tipicamente pode escolher a ordem pela qual quer completar os testes e geralmente não é necessário completar todos os testes de uma só vez, sendo possível fazer intervalos entre os mesmos.
Que tipos de testes existem?
Existem diferentes tipos de testes que podem ser categorizados da seguinte forma:
Testes de aptidão: Se o objetivo do teste é determinar aptidões como a concentração, conclusões lógicas, ou a compreensão de textos ou de inferências a partir de informação numérica.
Questionários de personalidade: Qualidades como o planeamento e organização, iniciativa ou visão estratégica são determinadas com este tipo de questionários.
Testes de conhecimento: para determinar os conhecimentos profissionais específicos, como por exemplo o grau em que domina determinado idioma.
O que é que não está a ser testado?
Numa avaliação online, é difícil determinar algumas competências interpessoais como por exemplo, a vontade de ajudar ou a forma como se dá com os outros. Estas áreas são mais facilmente determinadas em fases de entrevista, role plays ou dinâmicas de grupo.
Teresa Costa, Consultora da Ray Human
Capital