Furacão Sandy já fez 27 mortos nos EUA e um no Canadá

Publicado a

O furacão Sandy já causou 27 mortos nos EUA e um no Canadá e deixou 8 milhões de lares sem eletricidade nos 18 Estados do nordeste americano e na capital, Washington.

Os ventos do furacão provocaram 15 mortos no Estado norte-americano de Nova Iorque, informou o governador do Estado, Andrew Cuomo. Dez dessas mortes ocorreram na cidade de Nova Iorque.

Outros Estados registam também vítimas do furacão, com três mortos em Nova Jérsia, quatro na Pensilvânia, um em Maryland e um na Virgínia ocidental.

Uma mulher que foi socorrida do navio-réplica HMS Bounty, naufragado ao largo da Carolina do Norte (sudeste) morreu hoje no hospital. O capitão do navio está desaparecido.

O furacão Sandy deixou na noite desta segunda-feira cerca de 250 mil lares sem eletricidade em Manhattan, informaram as autoridades locais.

As cinco mortes foram confirmadas por fontes do gabinete do governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, citadas pela agência noticiosa Efe, e ocorreram em três incidentes diferentes. De acordo com a imprensa local, as vítimas eram três crianças originárias de Westchester, uma pessoa de Ulster e um homem de Queens que morreu ao cair uma árvore sobre a sua casa.

Outras duas pessoas morreram em Nova Jérsia quando uma árvore caiu sobre o automóvel onde seguiam, de acordo com o diário local Star Ledger. O governador de Nova Jérsia, Chris Christie, tinha informado anteriormente que uma mulher tinha morrido aparentemente de ataque cardíaco durante a evacuação de Atlantic City.

Cerca de 250 mil lares ficaram esta noite sem eletricidade em Manhattan, Nova Iorque, devido ao furacão, informou esta noite o "mayor" de Nova Iorque, Michael Bloomberg, em conferência de imprensa. Em Battery Park, no sul da ilha de Manhattan, Nova Iorque, de onde partem os barcos com destino à Estátua da Liberdade, o nível da água alcançou um recorde histórico ao registar mais de 4,1 metros de altura cerca das 20h45 locais (0h45 de hoje em Lisboa), devido às inundações causadas pelo Sandy, segundo as televisões locais.

Até agora, o nível da água mais elevado já registado na zona era de 3,4 metros, alcançados em 1821. O sul de Manhattan foi uma das áreas evacuadas devido ao Sandy. O furacão Sandy, com ventos máximos de 130 quilómetros por hora, atingiu o território norte-americano perto de Atlantic City, em Nova Jérsia, cerca das 20:00 de segunda-feira (00:00 em Lisboa), segundo o Centro Nacional de Furacões norte-americano. Minutos antes de tocar terra, o Sandy misturou-se com outra tempestade de baixa pressão, acabando por perder o seu caráter tropical, pelo que deixou de ser considerado um ciclone tropical. A passagem do Sandy pelas Caraíbas causou 67 mortos, antes de atingir os Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt