Futre foi receber prémio atribuído à campanha do Licor Beirão

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Paulo Futre, protagonista do anúncio do Licor Beirão, que acaba de ser

reconhecida pela COM como integrando a melhor campanha mundial no ano

passado, foi ontem receber o bem-dito prémio aos escritórios da agência

autora do anúncio, a Uzina, na Praça do Príncipe Real, em Lisboa.

O

prémio foi atribuído pela ICOM, rede de agências de publicidade

independentes, à qual pertence a Uzina. E, ao Dinheiro Vivo, Manuel

Soares, diretor-geral da agência diz que o "grande mérito nesta campanha

é do Licor Beirão e do Paulo Futre". Por outro lado, defende, "Não

adianta as agências terem ideias ousadas quando depois ninguém tem

coragem de as pôr no ar."

Porque decidiram atribuir o prémio ao protagonista da campanha, Paulo Futre?

O

Paulo Futre não foi meramente um actor nesta campanha. Ele foi uma

pessoa que arriscou fazer uma campanha polémica numa altura em que todas

as pessoas lhe aconselhavam uma atitude mais low profille. Não adianta

as agências de publicidade terem ideias muito ousadas quando depois

ninguém tem a coragem de as pôr no ar. O grande mérito nesta campanha é

do Licor Beirão e do Paulo Futre.

Não é curioso a campanha ganhar o prémio tendo em conta que foi aquela que a Uzina tinha como recurso?

A nossa campanha favorita sempre foi esta. No entanto, era a primeira

vez que trabalhávamos com Daniel Redondo [responsável do Licor Beirão] e ainda não sabíamos que

ele era ainda mais ousado do que nós da Uzina. A segunda campanha que

levávamos também era uma excelente campanha, mas mais conservadora e

exequível num prazo normal. Não podemos esquecer que a campanha Licor

Beirão/Futre era uma campanha que, ou era aprovada no próprio dia e

posta na rua imediatamente ou perdia o efeito surpresa que tanto

surpreendeu as pessoas. São poucos os anunciantes que tem a capacidade

de decidir com esta rapidez e visão. Mérito ao Licor Beirão.

Mas o que pesou para a Uzina ganhar este prémio?

A ideia criativa em si de juntar o Futre a uma campanha eleitoral que

tinha acabado de ser anunciada. Segundo o júri a campanha destacou-se

pelo imediatismo e pela ousadia.

E sobretudo quando os recursos são escassos e a exigência dos resultados é imediata?

Numa altura em que os anunciantes cada vez têm os budgets mais

reduzidos, é cada vez mais importante ter na rua campanhas que tenham um

impacto maior do que o normal. A campanha do Licor Beirão é um exemplo,

mas outras campanha que temos feito como as do Wall Street Institute,

da Kia e outros anunciantes também se tem destacado pela ousadia e

irreverência. A Uzina é uma agência que respeita a inteligência do

consumidor e os resultados estão à vista.

E que significado tem este prémio para a agência?

Este

prémio é muito importante pois é um prémio escolhido por profissionais

publicitários do mundo inteiro. É especialmente importante pois mostra

que uma campanha que achávamos que era muito local, afinal é

compreendida e apreciada por pessoas do mundo inteiro.

Qual foi a reação do cliente Licor Beirão?

O Licor Beirão ficou muito satisfeito.

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