A Gap Inc., gigante norte-americana do setor do vestuário, comprou a CB4, uma empresa de desenvolvimento de software de inteligência artificial incluída na carteira de investimentos da Sonae IM..O braço de investimento tecnológico do grupo multinacional Sonae participou na ronda de financiamento série B de 16 milhões de dólares, em 2019, ao lado de investidores de peso, como a Octupus Ventures, a Sequoia Capital e a Pereg Ventures..O software desenvolvido pela CB4 utiliza machine learning e algoritmos avançados de inteligência artificial para "identificar a elevada procura de produtos específicos nas lojas", refere a Sonae IM, num comunicado divulgado esta quarta-feira..Explica que "quando um produto não consegue vender a níveis de procura previstos, a CB4 envia um alerta sobre o problema ao gestor de loja e sugere formas de o corrigir", o que "gera aumentos entre 0,5% e 2% em novas vendas líquidas", proporciona uma "melhor experiência do cliente e maior capacidade de encontrar produtos".."A operação, liderada pelo departamento de crescimento estratégico da Gap Inc., surge no âmbito da estratégia da empresa de investir em tecnologia para impulsionar o crescimento e inovação que tenham impacto em todo o seu portefólio de marcas", adianta a Sonae IM no comunicado.."A CB4, reconhecida pela CB Insights como sendo uma das 100 empresas de tecnologia aplicada ao retalho mais promissoras do mundo, em fevereiro de 2021, tem-se destacado por permitir apoiar novas vendas e garantir a satisfação de mais clientes. A equipa da CB4 será integrada no grupo", adianta..Segundo a Sonae IM, a startup agora adquirida pela Gap Inc. atraiu o seu investimento "pelo potencial e impacto da tecnologia nos retalhistas".."Enquanto investidores, esta operação é muito positiva, pois permite validar a nossa tese de investimento", afirma Eduardo Piedade, CEO da Sonae IM, citado no mesmo comunicado.."Vimos potencial na equipa da CB4, na tecnologia disruptiva, e na abordagem inovadora a um problema muito relevante do setor do retalho. Acompanhámos de perto uma evolução substancial nos últimos dois anos, e ficamos orgulhosos por ver um dos principais retalhistas do mundo a desejar integrar esta solução no core do seu negócio", salienta..O CEO da CB4, Yoni Benshaul, destaca que a inteligência artificial "da CB4 ajuda a aumentar as vendas e a melhorar as experiências dos clientes". "Ao juntarmo-nos à Gap Inc., estou entusiasmado por ver como a nossa equipa pode ter um impacto ainda mais amplo e profundo à escala global da empresa", refere o responsável da CB4 citado no comunicado.