A chegada de marcas low-cost obrigou os ginásios premium a fazer . mudanças e a baixar os preços. Mas poderá este conceito sobreviver . ao fim da recessão? O especialista Ray Algar, diretor da consultora . Oxygen Consulting, acredita que sim. "Estes ginásios estão . aqui e estão para ficar", afirmou o responsável, que esteve na . Convenção Manz Fitness em Aveiro e falou ao Dinheiro Vivo. "Não . esperem que os consumidores regressem automaticamente para bens e . serviços premium depois da recessão", avisa. "Há provas . crescentes de que a preferência dos consumidores por bens premium, e . a vontade de pagar mais, começam a desvanecer-se depois de . experimentarem a qualidade de produtos low-cost." Ray Algar . lembra que baixo custo não significa inferior e que estes ginásios . são apenas mais uma adição num mercado onde já existem voos de . ida e volta a 30 euros, gasolina dez cêntimos mais barata e . smartphones a cem euros. . "As maiores vantagens que vejo nos ginásios low-cost são a . simplicidade, acessibilidade e preço", explica, sublinhando que . se trata de ginásios com uma forte componente na Internet, horário . de funcionamento alargado e sem contratos, além de um preço pelo . menos 50% abaixo do ginásio convencional. . Existe uma filosofia de autosserviço nestes ginásios, o que pode . dar algum trabalho mas também pode ser apreciado pelos utilizadores. . "Acredito que alguns consumidores estão a apaixonar-se por . ginásios low-cost." Na pesquisa que Algar conduziu no Reino . Unido, concluiu que as taxas de recomendação e as intenções de . adesão futuras são bastante elevadas nos low-cost. "Estes . ginásios usam muitas ferramentas digitais para interagirem com os . membros e por isso é possível que o membro de um low-cost se sinta . mais ligado do que o membro de um clube premium onde paga mais." . Para as outras marcas, o aparecimento de ginásios como o Fitness . Hut obriga a uma reação célere. Não é comprar máquinas e saunas . que interessa, é descobrir novas formas de rentabilizar esses . recursos. "Se os ginásios low-cost oferecem 'ginásios . self-service', então os clubes mais caros têm de oferecer uma . filosofia genuína de "serviço incluído", recomenda. . Pump, a outra marca low-cost em PortugalO Pump Fitness Spirit não é bem uma marca low-cost. . Identifica-se como um ginásio de "nova geração", em que . os utilizadores pagam conforme o que usam. Depois do primeiro espaço . na Avenida da República, vai inaugurar em janeiro um segundo clube . no Parque das Nações. Os preços não são tão baixos como os do . Fitness Hut, começando no pacote de 25 euros mensais para o horário . parcial. Não tem estacionamento, embora ambos se localizem em locais . com bons acessos. Quem quiser toalha de treino e de banho paga mais . seis euros e para cancelar a inscrição apenas terá de dar um aviso . com 30 dias de antecedência. Quem quiser usar o ginásio sem ser . sócio também pode: paga uma taxa única de dez euros e tem acesso a . todas as máquinas e espaços sociais. . Piscinas dos Olivais vão ser Go FitO grupo espanhol Ingesport ganhou o concurso de recuperação do . Complexo Desportivo dos Olivais e vai transformá-lo no Go Fit . Olivais. Trata-se de um centro desportivo low-cost, com a . particularidade de continuar a pertencer à Câmara de Lisboa e de . oferecer os mesmos serviços que os outros complexos municipais. Este . investimento de quase oito milhões de euros permitirá aos lisboetas . usufruírem de um espaço desportivo de baixo custo, com o extra das . piscinas - prática amadora e desportiva - sem custos acrescidos. A . marca Go Fit é de baixo custo e já tem 80 mil praticantes em . Espanha, prevendo-se a expansão para mais cidades portuguesas e . estando já em obras no Campo Grande. A inauguração do novo Go Fit . Olivais está marcada para o verão de 2013. . Seguro para desempregados Holmes PlaceA cadeia Holmes Place, que detém 19 clubes em Portugal e é por . isso a maior a operar no País, decidiu avançar com um seguro para . os associados. Quem ficar desempregado em 2013 poderá continuar a ir . ao ginásio sem pagar mensalidades (ver entrevista ao lado). A . operação portuguesa foi recomprada pelos fundadores do grupo e tudo . mudou desde o início do ano. A cadeia baixou significativamente os . preços (a começar nos 39 euros no clube do Porto e 49 euros em . Algés, entre outros). Investiu ainda cerca de cinco milhões de . euros na renovação dos equipamentos em todos os ginásios e . transformou o HP Cascais num clube ultra premium, com condições . especiais de acesso. A cadeia tem mais de 60 mil sócios e até . aumentou em 5% os praticantes depois de baixar os preços.