GoodAfter abriu o primeiro ponto de recolha físico

A GoodAfter, o primeiro supermercado português online de combate ao desperdício alimentar, abriu um ponto de recolha físico da marca
Publicado a

A GoodAfter, o primeiro supermercado português online de combate ao desperdício alimentar deu mais um passo na aproximação ao cliente, com a abertura da “clicK and collect store”, que basicamente se trata de um ponto de recolha físico da marca. As pessoas continuam a encomendar online mas podem recolher a encomenda, no próprio dia, nesse espaço físico, localizado no Hipercentro, no Porto.

"Este é o primeiro passo da GoodAfter para a materialização de um espaço físico, e para conseguirem tornar cada vez melhor a experiência do utilizador", explica Chantal Camps de Gispert, uma das fundadoras da empresa, sublinhando que "foi também uma resposta aos pedidos de vários clientes".

Este supermercado só vende produtos ‘consumir de preferência antes de’, que é a data de durabilidade mínima do produto” e todos são fornecidos diretamente pelos próprios fabricantes.

Evitar desperdício

A GoodAfter é uma startup portuguesa que foi lançada há três meses, e durante este período "conseguimos que se evitasse o desperdício de mais de 5,5 toneladas de bens alimentares e não alimentares, através da plataforma", frisa a responsável. Recorde-se que a Assembleia da República declarou 2016 como o ano do combate ao desperdício alimentar.

A venda dos produtos é para o mercado ibérico, "neste momento não vendemos para as ilhas, estamos a estudar essa hipótese. Quanto a outros países, para além do mercado espanhol onde estamos, os custos da distribuição iriam encarecer demasiado a encomenda, o que implicaria que ninguém comprasse os produtos".

É que, explica Chantal Camps de Gispert, "os produtos mantêm todas as condições de segurança alimentar, podendo ser comercializados após a data indicada com descontos mais elevados, que tornam a fatura substancialmente mais leve". Segundo a empresa, os produtos podem ser adquiridos com “custo até 70% inferior para o consumidor” quando comparado com os preços a que os mesmíssimos produtos são vendidos antes do término da data preferencial de consumo nos supermercados habituais.

A responsável gosta ainda de sublinhar que produtos que se encontram perto ou fora da data de consumo preferencial, sem que a segurança dos mesmos seja comprometida (têm o parecer positivo da ASAE), e a ideia foi aprovada antes de ver a luz do dia pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Chantal Camps de Gispert, salienta que "se trata de um negócio pequeno, quatro sócios e um colaborador, sendo que os restantes serviços são feitos por subcontratação. É uma estrutura pequena, mas que quer crescer".

Quanto ao investimento inicial preferiu não o desvendar, admitindo que o retorno deverá acontecer "lá para 2019, dependendo de como correrem as coisas".

Encomendar

Para encomendar basta aceder à plataforma da GoodAfter, ter em atenção a a disponibilidade de stock na altura da encomenda, que pode ir desde mercearias a produtos de higiene, de marcas bem conhecidas. Se encomendar até às 13 horas, ser-lhe-ão entregues onde quiser até às 19 horas do dia seguinte. E nas compras superiores a 49 euros não paga portes de envio.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt