Google Chrome aterra nos smartphones e tablets com Android

Publicado a

Navegar na internet através de smartphones e tablets é uma actividade cada vez mais popular e a Google lançou o Chrome para o Android para entrar em força no mercado móvel e competir com a Apple e a Microsoft.

O gigante de internet Google lançou o seu navegador Chrome para smartphones e tablets equipados com a última versão do sistema operativo Android, IceCream Sandwich. A empresa que entrou em 2008 no negócio dos navegadores, onde disputa ferozmente o mercado, contra o Explorer da Microsoft e o Firefox da Mozilla, procura assim fortalecer a sua posição em dois negócios estratégicos: o dos navegadores, onde ocupa a segunda posição, e o de sistemas operativos móveis, onde mantêm uma luta renhida contra o iOS da Apple e o Windows, segundo o Cinco Días.

A Google explicou no seu blogue que o seu objectivo com a versão móvel do Chrome é aumentar a sua velocidade de navegação na internet e permitir uma maior personalização. Assim, quando um utilizador navegue nos seus dispositivos móveis com esta versão do Android, os principais resultados de busca vão carregar-se num segundo plano, à medida que se escreve, para que as páginas apareçam de forma instantânea.

A nova versão do Chrome para Android foi desenhada a partir do zero para os dispositivos móveis. "O navegador insere-se de uma forma natural num ecrã pequeno de telemóvel ou num ecrã maior, como o de um tablet. Podes aceder a um número ilimitado de janelas e passar de umas para as outras com gestos intuitivos", segundo a empresa.

Segundo a tecnológica, um dos maiores problemas da navegação móvel é seleccionar a ligação correcta quando existe a concentração de várias ligações no pequeno ecrã do dispositivo. "A função Vista Prévia de Ligações permite que faças zoom sobre estas para facilitar a selecção da pretendida", explica a Google.

O Chrome para Android, que já está disponível na loja de aplicações da Google, também vai permitir aos usuários registados gerir e consultar os favoritos, o historial ou as janelas abertas do seu computador, assim como melhorar o uso de formulários e outros tipos de sincronização.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt