Greve "à japonesa". Uber e Cabify oferecem viagens em Espanha

As plataformas protestam contra a aprovação da lei que passa a gestão as licenças de VTC para as autarquias
Publicado a

Em Espanha, a Uber e a Cabify estão em greve esta quarta-feira e “à japonesa”. As plataformas estão a oferecer todas as viagens a partir das dez da manhã desta quarta-feira, até às dez da noite, em todo país.

Segundo o El Economista, as plataformas estão em protesto contra a aprovação do decreto de lei que retira a autoridade do Governo para a regulação das licenças para veículos de aluguer com condutor (VTC), passando a responsabilidade para as autarquias. A ser aprovado, poderá limitar a atividade das VTC.

O objetivo das plataformas é "darem-se a conhecer e melhorar a sua imagem", garantindo o respeito pelo setor do táxi, refere a mesma fonte. A Unauto, empresa que gere as duas plataformas, garantiu que todos os custos ficarão a cargo das empresas que detêm os veículos, à exceção dos trabalhadores independentes.

No caso da Cabify, as viagens grátis estão limitadas a um valor máximo de 30 euros e não se aplicarão custos a tempos de espera ou paragens. Os motoristas também não vão receber comissões. A Cabify opera em Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Alicante e Málaga.

A Uber, que opera em Madrid, Barcelona, Málaga e Sevilha, aproveitou também a rede social Twitter para fazer o apelo aos utilizadores para que conheçam a plataforma, com a mensagem “No Futuro Cabemos Todos”.

https://twitter.com/Uber_ES/status/1044623484926734336

Num comunicado citado pelo El Economista, a Unauto sublinha que “é importante que todos possamos apoiar o setor e responder com um recorde de disponibilidade, para que o maior número de pessoas possível possa conhecer a VTC e os seus condutores e possa compreender o alcance do problema e o que esta em jogo. Apelamos a que nos unamos neste movimento histórico”.

Além do protesto com a oferta de viagens, os motoristas das plataformas de transporte coletivo vão participar amanhã numa manifestação em Madrid.

Os taxistas espanhóis também estiveram em greve em julho, depois de ter sido suspensa a lei que limitava a circulação de veículos de aluguer. Sobre a "greve à japonesa", a Federação Espanhola do Táxi - Fedetaxi - já anunciou que a vai denunciar à Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC).

Diário de Notícias
www.dn.pt