De acordo com um comunicado do grupo Dia,as acções de El Árbol foram valorizadas a um euro. "O DIA adquire o empréstimo participativo já existente mediante o pagamento de um valor fixo de 26 milhões de euros e uma taxa variável ligada à evolução de determinados índices financeiros, que ascende a um máximo de 25,8 milões de euros. As estes valores acresce uma divida financeira estimada em 99 milhões de euros".
Além disso, acrescenta o mesmo comunicado, o Dia atribuiu uma linha de financiamento a El Árbol no valor de 7,5 milhões de euros, para assegurar o normal funcionamento da empresa.
Actualmente, o Grupo El Árbol conta com 455 lojas (das quais 425 são supermercados de proximidade) localizados principalmente nas regiões das Astúrias, Castela e Leão, Aragão, Estremadura e Galiza.
Em 2013, as suas vendas líquidas alcançaram um total de 822 milhões de euros. Com esta aquisição, o Dia garante que mantém o seu compromisso histórico da cadeia El Árbol com a região de Castela e Leão, onde está localizada a sede sem esquecer a sua presença nas outras regiões autónomas. O grupo Dia, que irá conservar a insígnia El Árbol,e "consolida assim a sua aposta na compra de proximidade e o desenvolvimento da sua oferta de produtos frescos", refere o mesmo comunicado.
A El Àrbol desde 2010 que apostava na sua nova rede de supermercados, tendo iniciado um projeto para introduzir uma nova imagem e um novo modelo de funcionamento dos seu estabelecimentos.
O grupo Dia - Distribuidora Internacional de Alimentación - é uma companhia internacional do sector da distribuição de alimentação, produtos de lar, beleza e saúde. A DIA está cotada na Bolsa de Madrid e faz parte do Ibex 35, o índice de referência no mercado de bolsa espanhol. Em 2013, as vendas brutas sob a insígnia alcançaram os 11.476 milhões de euros e totaliza 7.328 estabelecimentos nos países em que opera.
Além de Portugal está presente em seis países: Portugal, Espanha, França, China, Argentina e Brasil. O grupo nasceu em Espanha em 1979, com a inauguração da sua primeira loja em Madrid. Atualmente conta com 44 mil funcionários que trabalham para as mais de sete mil lojas da companhia, sendo que 35% são franquias, representando cerca de 2400 lojas.