Há uma guerra de preços cada vez mais feroz no retalho alimentar na Alemanha. E a Coca-Cola é a mais recente vítima: a marca de refrigerantes norte-americana foi banida da maior rede de supermercados de baixo preço do país, Lidl.
De acordo com o jornal alemão "Die Welt", o Lidl está a entrar numa guerra de preços com as outras cadeias 'discount', como a Aldi, e a usar métodos radicais.
"Não conseguimos chegar a acordo com o Lidl sobre o conceito de marketing", disse ao Die Welt um porta-voz da Coca-Cola Alemanha. O Lidl não quis esclarecer a questão. "Não comentamos habitualmente as negociações com os nossos fornecedores", afirmou um porta-voz da cadeia.
Veja também: Quais são os super mais baratos
Nalgumas lojas Lidl, por exemplo na cidade de Hamm, ainda havia stock de Coca-Cola na segunda-feira (bem como das variantes Light e Zero) com 1,25 litros a custarem 0,89 euros. Noutras lojas, já não há qualquer refrigerante da empresa. O Lidl já tinha reduzido o preço da garrafa de 1,25 litros de Coca-Cola
em dez cêntimos, colocando tremenda pressão sobre as margens - e levando agora a um rompimento com a marca norte-americana. As lojas Lidl vão focar-se nas concorrentes 'premium', como a Pepsi, ou as de baixo custo, como a "Freeway."
"Para o grupo de bebidas americano, ao qual pertencem também marcas como a Sprite e a Fanta, esta decisão do Lidl de não continuar a vender qualquer dos seus produtos, é um grande revés", escreve o Die Welt, sublinhando que a marca sai do mais importante canal de distribuição do mercado alemão, muito importante na Europa: o Lidl tem 3300 lojas no país.
O Die Welt escreve também que a intensa guerra de preços entre as principais cadeias de desconto do país está a beneficiar os consumidores, e dá o exemplo: a cadeia rival Aldi reduziu o preço dos produtos típicos de pequeno-almoço dos alemães em 10 cêntimos - iogurtes, muesli e flocos de cereais. Há duas semanas, a marca baixou o preço de uma dezena de ovos de 1,29 para 0,99 euros.
Rewe, Netto e Real são outras marcas que estão a competir pelos preços baixos.