"Nas próximas semanas, você poderá começar a ver anúncios no Instagram", comunicou hoje a plataforma aos utilizadores. O Post já tem 3677 gostos, mas nem todos os mais de 100 comentários demonstram regozijo com o anúncio da plataforma social. Os anúncios, descreve o Instagram, "possuem uma etiqueta na qual se lê patrocinado - você sempre poderá tocá-la para ocultar anúncios que não o interessam e melhorar ainda mais o tipo de anúncio que vê.".Leia ainda: Aos 5 anos, o mundo do Instagram deixa de ser só... quadrado.Para mostrar os anúncios relevantes para o utilizador, informa o Instagram no Centro de Ajuda, "vamos recolher informações sobre o que fazes no Instagram e no Facebook (o nosso parceiro), assim como informações de aplicações e sites de terceiros que utilizes", diz. "Poderás ver anúncios baseados nas pessoas que segues e no que gostas no Instagram, nas tuas informações e interesses no Facebook e nas aplicações e sites que visitas", descreve a plataforma..Nos últimos três anos a plataforma de partilha de fotografia cresceu. No final do ano passado, a plataforma tinha 300 milhões, tendo ultrapassado já nessa altura o Twitter com 288 milhões de utilizadores ativos/por mês. Hoje tem mais 100 milhões. O crescimento tem sido empurrado pelo mercado fora dos Estados Unidos, com 75% dos novos utilizadores a viver na Europa e Ásia, e com o Brasil, Japão e Indonésia a contribuir com o maior número de adesões, segundo informou a empresa..Leia ainda: Este português foi escolhido pelo Instagram para a Photoville em Nova Iorque.Em 2012, o Facebook - que tem mais 1,4 mil milhões de seguidores em todo o mundo - comprou a plataforma por mil milhões de dólares. Em setembro, o Instagram abriu a sua plataforma aos anunciantes em todo o mundo, anunciando um roll out de 200 países até 30 de setembro. Portugal é um desses mercados e, de acordo com a informação recolhida no mercado, deverá ser mesmo no dia 30 de setembro que os utilizadores portugueses vão passar a ver publicidade no seu mural..Inicialmente, a publicidade era apenas visível em oito países e nos últimos dois anos o Instagram só permitia anúncios de certas marcas como Victoria's Secret ou Old Navy. Mas a plataforma tem vindo a trabalhar em novas opções para os anunciantes, tendo introduzido novos layout para fotografias e vídeos..Até 2016 é esperado que as receitas de publicidade no Instagram sejam na ordem dos 1,5 mil milhões de dólares, segundo a consultora de reseach eMarketeer, atingindo 2,8 mil milhões de dólares no ano seguinte.