A Hovione vai entrar no mercado dos suplementos alimentares e nutracêuticos através de uma parceria com a empresa dinamarquesa Zerion Pharma, anunciou a farmacêutica portuguesa esta terça-feira em comunicado.
Esta associação surge na sequência do desenvolvimento da tecnologia inovadora Dispersome pela Zerion Pharma, que permite "aumentar a solubilidade de compostos poucos solúveis em água através da utilização de um excipiente de origem natural, o que facilita a absorção maior e mais rápida dos mesmos", esclarece a mesma nota.
"A baixa solubilidade oral de alguns nutracêuticos que promovem a saúde é um desafio bem conhecido. O problema é agravado pelo fato de que algumas das soluções usadas na indústria farmacêutica não podem ser usadas em alimentos" refere Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione.
No comunicado, a farmacêutica esclarece ainda que "muitos suplementos alimentares sofrem de baixa solubilidade, o que resulta em baixa biodisponibilidade e, consequentemente, limita o efeito fisiológico do suplemento. Para ultrapassar estas limitações, a Hovione e a Zerion Pharma iniciam uma colaboração inédita para aplicar a tecnologia Dispersome para o desenvolvimento e comercialização de determinados suplementos alimentares", revela a farmacêutica.
Segundo o CEO da Zerion, Ole Wiborg, "a tecnologia Dispersome é muito adequada para uso em suplementos alimentares e nutracêuticos porque emprega BLG como seu componente de solubilidade". "O BLG é um produto natural sustentável e por si só um produto nutricional benéfico que é fornecido em alta qualidade pela Arla Food Ingredients", acrescenta.
O primeiro produto que será desenvolvido "é um antioxidante com múltiplos benefícios para a saúde e conhecido pela sua solubilidade e biodisponibilidade extremamente baixas". "Ao aplicar a tecnologia Dispersome, foi possível demonstrar melhorias significativas na solubilidade deste antioxidante", refere o comunicado.
No âmbito desta colaboração, "serão desenvolvidas formulações comerciais do antioxidante utilizando a plataforma Dispersome e estes produtos serão disponibilizados para distribuição por parte de parceiros em todo o mundo".
Para além dos projetos de desenvolvimento em conjunto, a Zerion concedeu à Hovione uma licença exclusiva para explorar a tecnologia Dispersome para outros suplementos alimentares e nutracêuticos. Serão pagas à Zerion as respetivas taxas de licença e royalties sobre as vendas dos produtos licenciados.
Em fevereiro de 2022, a Zerion Pharma e a Hovione anunciaram uma parceria estratégica destinada a comercializar a tecnologia Dispersome na área de desenvolvimento e produção de medicamentos.