IA traz oportunidade única para transformar as profissões

IA traz oportunidade única para transformar as profissões
Publicado a

Esta semana, no podcast “No limite da Inteligência Artificial”, do Dinheiro Vivo, falamos sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na produtividade e crescimento. A utilização da IA permite uma automação mais personalizada em relação ao passado, possibilitando a criação de soluções adaptadas a necessidades específicas e melhorando a criação de produtos e serviços. No entanto, há um alerta sobre o domínio dos EUA no desenvolvimento das infraestruturas de IA, o que desafia a Europa, incluindo Portugal, e no caso do nosso país em particular, a investir na adaptação dessas tecnologias, a preservar a cultura e a língua, e a criar competências internas.

Como habitualmente, o jornalista Bruno Contreiras Mateus estará à conversa com Paulo Dimas, vice-presidente de Inovação de Produto da Unbabel e CEO do centro para a IA responsável em Portugal, e serão acompanhados, como nos episódios anteriores, por uma especialista nestes temas, que irá também acrescentar um olhar feminino. A convidada deste terceiro programa é Marta Palmeiro, formada em Gestão pela Nova SBE e especializada em Fintech no MIT e Blockchain Business Strategy na Universidade de Oxford. Em 2019, Marta Palmeiro criou a StudentFinance, uma plataforma de mobilidade de carreira que ajuda as pessoas a melhorarem as suas competências para conquistarem novas oportunidades nos setores mais procurados, como tecnologia, engenharia, inteligência artificial e sustentabilidade. A StudentFinance usa modelos de inteligência artificial para identificar as competências mais desejadas, valida as principais escolas de formação direcionadas para o ensino dessas competências e oferece opções de financiamento flexíveis para os alunos. 

Ainda neste episódio, abordamos os riscos sociais da IA, especialmente quanto à perda de empregos devido à automação de tarefas repetitivas e não diferenciadas. A urgência do reskilling (requalificação) e do upskilling (aumento de competências) está em destaque, com especial enfoque na preparação dos recursos humanos para tirar proveito das ferramentas de IA, promovendo uma formação contextualizada e contínua. Os convidados concordam que a IA seja vista como uma aliada no local de trabalho, que pode otimizar tarefas em vez de substituir completamente os humanos, impulsionando a produtividade ao trabalhar em paralelo com as pessoas. 

Estes são apenas alguns dos pontos de destaque nesta conversa que pode ouvir nas plataformas de streaming Spotify e Apple Podcasts. 

Spotify - https://open.spotify.com/show/25ZciZ2mQhB9IskW3Q5HYj

Apple Podcasts - https://podcasts.apple.com/us/podcast/dinheiro-vivo-no-limite-da-inteligência-artificial-podcast/id1774783832

 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt