Idolatrar o seu chefe não é uma boa ideia

Não há nada de errado em acordar bem disposto para ir trabalhar. Se aquilo que faz lhe agrada, o ambiente no escritório é bom e o seu chefe é o melhor do mundo, porque haveria de se sentir infeliz? Mas é bom que tenha mesmo a certeza de que está a ver bem as coisas. Ou será que a sua admiração pelo chefe está a distorcer a sua visão da realidade?
Publicado a

Acredite, pior do que ter um chefe que odeia, é ter um que adora. Não estou a falar de pessoas que se apaixonam pelos chefes, de amor romântico, mas o tipo de obsessão capaz de o cegar em relação a um superior é capaz de ser tão destrutivo quanto uma relação proibida.É mau para si, que não conseguirá evoluir, é mau para ele, que ficará com a ideia errada de que tudo o que faz é bem feito, e sobretudo é péssimo para a empresa, que verá toda a estrutura abalada por esta falta de clareza.

Como? Se recordar os nomes de alguns dos mais amados e admirados líderes da História recente poderá começar a estabelecer um paralelo: Estaline, Hitler, Kadafi. E muitas outras histórias semelhantes há, todas com um final infeliz - depois do invariavelmente tardio banho de realidade daqueles que conferiram tamanho poder aos seus líderes.

Claro que é pouco provável que o seu chefe, aquele que tanto admira, seja um psicopata obcecado, mas um sentimento excessivo é igualmente capaz de destruir tudo à sua volta. Por um lado, porque, se não é capaz de ver nenhum mal naquilo que ele faz, não poderá discordar ou avisá-lo antes de fazer uma asneira daquelas capazes de arruinar um ano inteiro de trabalho. Por outro, porque ficará sempre na sombra dele, incapaz de crescer ou dar um passo além daquilo que lhe é pedido -- e poucos chefes realmente gostam de ter robôs a trabalhar para eles. Pelo menos os bons não o querem com toda a certeza.

Além disso, uma relação deste tipo não dura muito tempo - e acaba mal, como já se viu. Ou o seu chefe começa a preocupar-se tanto em agradar aos trabalhadores que deixa de conseguir liderar -- como é que poderá ser duro com aqueles de quem deseja, acima de tudo, admiração? -- ou se farta da situação. O que significa que, mais cedo ou mais tarde, você e o seu encanto vão tornar-se cansativos e aborrecidos. Como um daqueles espelhos que deformam a realidade: são muito engraçados na Feira Popular, mas se os tivesse em casa só dificultariam o seu dia a dia.

É óptimo trabalhar naquilo que gosta e com quem gosta. É raro consegui-lo -- se é um dos sortudos, deve aproveitar! Mas seja ponderado e mantenha a clareza na sua visão das coisas. Isso é essencial à sua sobrevivência profissional.

Subdirectora do Diário de Notícias

Escreve à segunda-feira

Escreve de acordo com a antiga ortografia

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt