A cadeia de móveis Ikea lançou ontem uma campanha de descontos directos até 50% em mais de 300 artigos. Até
ao dia 13 de Maio, vários produtos vão estar até metade do preço nas
três lojas da cadeia sueca em Portugal: Alfragide, Loures e Matosinhos.
Segundo
a empresa, a justificação para esta campanha é simples, parte do stock existente tem de ser escoado: "Temos de dizer
adeus a centenas de artigos para receber as muitas novidades que estão a
caminho da Ikea", pode se ler no folheto da campanha.
"Esta é uma campanha anual que aconteceu o ano passado e volta a ter
lugar este ano", explica fonte oficial da empresa ao Dinheiro Vivo,
acrescentando que a campanha estava planeada há muito tempo e não é a resposta a nenhuma febre de descontos em Portugal "porque a
Ikea trabalha os planos comerciais com um ano de antecedência".
A campanha, com o nome de ExtraNu, funciona através de descontos directos, ou seja, nada de acumulação de pontos em cartões, nem vouchers, o cliente só paga na caixa o que é devido. De destacar que os artigos variam de loja para loja e que as promoções são limitadas ao stock existente, não sendo acumuláveis com outras promoções.
A ExtraNu (Nu que significa 'agora' em sueco) promete bons preços em
diversos artigos. Um móvel para a televisão que custava 99,99 euros, com
o nome de 'Besta Adal', pode ser agora adquirido por 64,99 euros na loja
de Alfragide. Mais a Norte, em Matosinhos, um tapete de pêlo comprido 'Gilda Blom'
pode ser comprado por 43,99 euros quando antes valia 89,99 euros.
A Ikea está presente em Portugal desde 2004 quando abriu a loja em Alfragide. A empresa fundada por Ingvar Kamprad teve um aumento de 10,3% dos lucros durante o ano fiscal de 2011, no valor de 2,97 mil milhões de euros. As vendas da empresa subiram 6,9% para os 24,7 mil milhões de euros, durante o mesmo período, com destaque para o mercado russo, chinês e polaco.