A Impresa fechou a venda das revistas do grupo de Pinto Balsemão à Trust In News, a editora de Luís Delgado. O valor da venda não foi divulgado. O negócio foi fechado através de uma transmissão de estabelecimento, tal como já tinha noticiado em novembro o Dinheiro Vivo.
O grupo Impresa comunicou hoje ao mercado que fechou "um contrato de transmissão do negócio atinente às publicações Activa, Caras, Caras Decoração, Courrier Internacional, Exame, Exame Informática, Jornal de Letras, TeleNovelas, TV Mais, Visão, Visão História e Visão Junior, a favor da sociedade Trust in News, Unipessoal, Lda. (NIPC 513 674 529), com efeitos a 1 de janeiro de 2018".
“Iniciamos hoje um novo ciclo no grupo Impresa, no qual seremos mais ágeis, mais fortes e estaremos mais preparados para o futuro”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo, em nota enviada às redações. A venda, anunciada em agosto, foi justificada pelo reposicionamento da atividade da Impresa, que passa a ter um enfoque primordialmente nas componentes do audiovisual e do digital.
"Integrarão o novo grupo editorial todos os trabalhadores da Impresa Publishing afetos às marcas alienadas, incluindo jornalistas, gráficos e comerciais, e que foram contratados outros que pertencem à estrutura da organização", informa o grupo em nota enviada às redações, em precisar números.
O negócio "foi efetuado através de um contrato de transmissão de estabelecimento comercial e tem efeitos desde 01 de janeiro de 2018", informou a Trust In News em comunicado, confirmando notícia do Dinheiro Vivo.
A nova editora vai ter cerca de 180 trabalhadores. "Transitaram para o novo grupo de comunicação social todas as equipas de redação dos 12 títulos e foram feitas dezenas de outras contratações", diz a editora de Delgado.
Com este negócio, a Trust in News "será o maior grupo de imprensa em Portugal: 12 títulos, com uma circulação conjunta de 326 mil exemplares, segundo o último relatório da APCT [Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação], e um universo de leitores que ultrapassa os 1,7 milhões, segundo os dados do Bareme Imprensa, além de 1,347 milhões de seguidores no Facebook e 114 mil no Instagram", refere o comunicado.
"Estas revistas, além de serem quase todas líderes de mercado e títulos de reconhecido valor para milhares de leitores, são também um bom negócio, que fatura muitos milhões de euros e tem EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] positivos interessantes", afirma Luís Delgado, citado no comunicado.
"Acredito que as revistas em papel têm futuro, apesar do crescimento do digital, onde estes títulos também se posicionam e vão continuar a crescer. E acredito, acima de tudo, que se pode criar ainda mais valor em redor destas marcas prestigiadas e de referência", salientou. O novo grupo de media "ficará com uma posição única" no setor, "onde será detentor de várias marcas de referência que merecem a confiança dos portugueses, com mais de 103,8 mil assinantes que são leitores fiéis".
Mafalda Anjos, diretora da Visão, vai assumir também como publisher.