A plataforma online de saúde emocional e bem-estar Zenklub captou uma ronda de investimento seed no montante de 2,6 milhões de euros. A operação foi liderada pela empresa de capital de risco portuguesa Indico Capital e contou com a participação do fundo espanhol All Iron e da linha de financiamento da PME Investimentos 200M e vários empresários de origem brasileira ligados ao setor da saúde e dos seguros, segundo o comunicado da Indico.
A Zenklub nasceu em 2016 e utiliza a tecnologia e inteligência artificial, e dá sessões de terapia online, tendo 400 especialistas de várias áreas, como psicólogos, psicanalistas e terapeutas. Esta ronda de investimento vai ser canalizada pela startup luso-brasileira vai ser dividido entre os escritórios de Portugal e do Brasil, numa altura em que há um número crescente de pessoas a acorrer estas sessões devido aos efeitos da pandemia de Covid-19.
A empresa pretende consolidar-se como líder no mercado online de saúde emocional tanto em Portugal como no Brasil. Para isso, vão apostar tanto em ferramentas como em tecnologia e também em conteúdos proprietários. "No Brasil, o foco será a expansão da empresa no segmento corporativo, de forma a estabelecer a saúde emocional como um benefício proporcionado para clientes e colaboradores. Já em Portugal, a empresa irá focar o investimento no consumidor final e ampliar a equipa de tecnologia baseada em Lisboa", diz em comunicado.
Rui Brandão, médico e CEO da Zenklub, em comunicado, defende que "a crise do Covid-19 alterou drasticamente as rotinas de todos nós o que gera quadros de ansiedade, depressão, síndrome de pânico e outras doenças psicossomáticas. A procura por soluções de saúde emocional tem vindo a crescer e com o despoletar da crise a solução online tornou-se evidente. A nossa missão sempre foi democratizar o acesso à saúde emocional e, no quadro atual de isolamento e dificuldade económica, o nosso propósito é mais relevante do que nunca”.
No ano passado, a Indico Capital Partners, investiu meio milhão de euros na Zenklub, financiamento que, na altura, foi usado para expandir as equipas de engenharia e produto em Lisboa.
Stephan Morais, Managing Partner do Indico explica em comunicado que “depois de termos liderado a ronda pre-seed em 2019 a equipa soube executar o plano e o momento é agora perfeito para o Zenklub. As necessidades deste tipo serviço online já eram grandes, agora são óbvias. As maiores empresas mundiais estão a proporcionar este tipo de apoio aos seus colaboradores e o Brasil não vai ser excepção. Aliás, no Brasil as seguradoras já cobrem consultas online e esse é o caminho em todos os países. Estamos empenhados em continuar a apoiar a equipa da Zenklub na expansão também em Portugal e posteriormente para outros países. O mercado para este serviço é enorme”.