Inflação recua para -0,7% no primeiro trimestre

Publicado a

A taxa de inflação portuguesa caiu para terreno negativo no primeiro trimestre deste ano, com os preços a revelarem uma queda de 0,7% face ao trimestre anterior. No conjunto da zona euro, a inflação manteve inalterada em 0,2%.

De acordo com a estimativa rápida do Eurostat, divulgada esta quinta-feira, Portugal está entre os seis países da União Europeia a fechar o terceiro trimestre com uma taxa de inflação negativa, na evolução em cadeia. Itália, Estónia, Chipre, Holanda e a Finlândia acompanham Portugal nesta descida dos preços.

Na evolução homóloga, a taxa de inflação foi de 1,2%, um valor inferior aos 1,5% observados no final do 2013. Na zona euro, o movimento foi inverso, com os preços a aumentaram 0,9% face ao trimestre anterior - altura em que se tinha registado uma taxa de inflação de 0,5%.

Estes dados refletem a informação mensal que tem sido libertada pelas autoridades estatísticas nacional e europeia que já revelaram que em abril os preços caíram 0,1% em termos homólogos. Esta taxa é, ainda assim, superior em 0,3 pontos percentuais à observada em março.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt