Intel investe 4,1 mil milhões na holandesa ASML para acelerar produção

Publicado a

A Intel, maior fabricante de semicondutores mundial, anunciou hoje que vai investir cerca de 4,1 mil milhões de dólares na fabricante holandesa ASML Holding NV de forma a melhorar as técnicas de produção e acelerar a construção de chips durante os próximos dois anos.

Inicialmente a empresa irá adquirir 10% da alemã, investindo 2,1 mil milhões de dólares, e numa segunda fase irá adquirir outros 5%, por mais mil milhões - esta última está dependente da aprovação dos acionistas, de acordo com informações avançadas pela empresa norte-americana com sede na Califórnia.

De acordo com a Bloomberg, a ASML irá também receber outros mil milhões de dólares da Intel, que serão faseados.

A Intel pretende acelerar o desenvolvimento de uma avançada técnica de produção de chips, conhecidos por serem ultravioletas (EUV), e que são utilizados para criar semicondutores mais poderosos. A Intel está também a tentar ajudar a ASML a adotar um novo padrão de produção, que consiste em utilizar 450 milímetros de silicone em vez dos atuais 300 milímetros - o que irá permitir criar mais chips e em menos tempo. A holandesa ASML já subiu 11% na sessão de hoje na bolsa de Amesterdão.

Os objetivos da Intel passam por tentar melhorar a criação de chips através de parcerias com outras fabricantes.

A empresa sediada na Holanda encontra-se actualmente em conversações com a Samsung Electronics e com a Taiwan Semiconductor Manufacturing para vender até 10% das suas acções e receber investimentos em pesquisa e desenvolvimento, de acordo com declarações do CEO da ASML, Eric Meurice, à Bloomberg.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt