Internet lenta? Resolva o problema em 5 passos

Se sentir sinais de lentidão de resposta da sua internet às suas solicitações, siga as dicas para tentar resolver o problema de forma rápida e eficiente, mesmo sem saber muito de informática.
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Com a crescente normalização do trabalho remoto e do teletrabalho são vários os desafios que os trabalhadores enfrentam. Nomeadamente no que diz respeito à utilização da internet. Ao estar oito horas por dia ligado, entre downloads e videochamadas, por vezes a internet pode dar sinais de lentidão.

Esta situação pode tornar mais complicado o desenvolvimento do trabalho. E isso pode causar alguma ansiedade e frustração. Por isso, siga estas dicas para tentar resolver este problema.

Se a rede de internet é usada por várias pessoas e também em vários equipamentos, é importante que, em primeiro lugar, confirme se a internet está apenas lenta no seu dispositivo ou se o problema se estende a vários aparelhos.

Quantas vezes não se esquece de fechar programas no seu computador? Feche-os, uma vez que podem estar a consumir demasiada internet. Ao fazê-lo, a rede poderá ficar mais rápida.

Outra dica, apesar de parecer básica, por vezes é bastante eficaz. Às vezes uma forma rápida de resolver o problema é reiniciar o router. Isto porquê? Porque o aparelho pode estar ligado há muito tempo e estar a influenciar o desempenho da internet. Assim, desligue o aparelho durante uns minutos e volte a ligá-lo.

Por vezes, o problema não está relacionado comum mau desempenho da internet, mas sim por ter o router mal posicionado. Por exemplo, se este aparelho estiver num local com barreiras físicas, isso pode influenciar a sua velocidade. Aliás, até pode acontecer o caso de não conseguir ligar-se à internet em certas partes da sua casa, certo? Isto deve-se ao local onde o router está colocado.

Os modelos de router mais comuns têm um alcance de 300 metros, contudo, na prática, o seu alcance é menor, uma vez que o sinal diminui devido às paredes que dividem os espaços. Uma das soluções é investir num repetidor de sinal. Este é um aparelho que amplia o alcance da rede wi-fi. No entanto, confirme se o problema da velocidade é da banda larga. Pois se não for, o repetidor de sinal não vai melhorar o desempenho e não lhe vai valer de nada.

Tente trabalhar o mais perto do router possível.

Apesar de, atualmente, a internet seja essencial para se manter em contacto com os seus colegas, pode optar por trabalhar offline durante alguns períodos, mantendo-se contactável através do telemóvel.

Às vezes temos os servidores abertos e já estamos a trabalhar offline ou então estamos a utilizar aplicações que podemos fazer o download. Assim, outra forma de não utilizar a rede é fazendo o download de algumas aplicações, como o Google Drive ou o Evernote, uma vez que funcionam offline e sincronizam as suas informações quando estiver a internet ligada.

Se mesmo seguindo todas as dicas, continuar com problemas, a solução pode passar por mudar de pacote de telecomunicações ou mesmo de operadora.

Fazer estas alterações, hoje em dia, é simples. A transição de clientes de uma operadora para outra é cada vez mais comum, em parte fruto das promoções que todas fazem com regularidade. Para isso, é necessário ter algumas questões em conta. É importante comparar preços para o mesmo tipo de serviço.

Depois, deve também ter em consideração o seu período de fidelização. Este período não é nada mais nada menos do que um prazo mínimo em que tem de se manter vinculado à operadora, sem sofrer penalizações no caso de querer mudar.

Ao escolher um novo pacote de telecomunicações, deve verificar qual é a opção de internet que se adequa melhor às suas necessidades - por cabo, ADSL ou fibra. Os preços não variam muito de operadora para operadora, a diferença está na qualidade dos serviços prestados. Pode sempre informar-se junto de familiares ou amigos que residam na mesma zona quais as suas experiências.

E deve também ponderar os limites mínimo e máximo de downloads e uploads, bem como o serviço de wi-fi em hotspots da operadora.

O novo ano ficou marcado pelo aumento generalizado de preços que os consumidores pagam pelos serviços que usam no dia-a-dia.

A MEO anunciou que um aumento o preço da mensalidade. Se é cliente desta operadora, a partir de 1 de janeiro de 2022, a mensalidade do seu pacote foi atualizada com base no Índice de Preços no Consumidor, no valor mínimo de 0,50 euros, segundo a informação disponibilizada no site.

Esta operadora foi informando os clientes de que iria proceder a essa alteração a 1 de janeiro.

Se é cliente da NOWO, a operadora anunciou que não vai atualizar os preços dos seus serviços.

Quanto à Vodafone e à NOS, não existe ainda comunicação sobre eventuais atualizações de preço. O melhor é estar atento às comunicações da sua operadora, quer via e-mail quer via telefónica, para não ter surpresas na fatura de janeiro.

Não se esqueça também que com o 5G a integrar as ofertas das operadoras, os preços também podem subir. Os operadores de telecomunicações já anunciaram as condições de acesso ao 5G nos seus tarifários. A NOS e a Vodafone oferecem acesso gratuito à tecnologia até ao dia 31 de janeiro de 2022 para todos os seus tarifários. Contudo, depois dessa data, na maioria dos casos, os consumidores terão de passar a pagar cinco euros por mês se quiserem manter o acesso ao 5G.

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