Irlanda criou "mais 9000 postos de trabalho com redução do IVA"
A associação que representa o setor da restauração (AHRESP) elogia os resultados do estudo que analisou o impacto da taxa de IVA na restauração e que recomenda uma redução desta taxa para um valor intermédio (13%).
Em comunicado enviado às redações, a AHRESP escreve que o referido relatório inter-ministerial relembra que "vários estudos económicos internacionais reconhecem a existência de razões válidas para a manutenção de taxas reduzidas em alguns setores, em particular naqueles que se caracterizam pela utilização mais intensa do trabalho, como é o caso da restauração" e sublinha que "no caso da Irlanda, já foram criados mais 9000 postos de trabalho após a redução da taxa do IVA".
A AHRESP tem-se batido pela redução da taxa de IVA dos atuais 23% para 13%, diminuição que a acontecer será determinada pelo Executivo no próximo Orçamento do Estado. Este relatório é apenas mais um passo nessa direção, sendo que a decisão será tomada unicamente pelo Executivo, uma vez que troika não se vai opor a esta descida, que já aconteceu na Irlanda e na Grécia.
No referido comunicado a AHRESP afirma que "oportunamente dará nota pública da sua avaliação final". Ainda assim, sublinha que "o relatório reconhece que houve uma contração acumulada do volume de negócios em 25%", fator que já tem sido referido por esta associação em outras ocasiões.