IRS: Fisco já processou o pagamento de 3 mil reembolsos

São cerca de 3 mil os reembolsos já realizados desde que a entrega do IRS arrancou, a 1 de abril.
Publicado a

Doze dias depois de ter arrancado a entrega da declaração do IRS relativo a 2016, foram realizados 3 mil reembolsos. Este dado foi avançado ao Dinheiro Vivo por fonte oficial do Ministério das Finanças e mudará nos próximos dias já que a AT conta liquidar 55 mil declarações do IRS automático até ao final de quinta-feira.

Uma declaração liquidada significa que já foi considerada certa e que está pronta para entrar na fase de processamento do reembolso. Mário Centeno que esta manhã esteve a ser ouvido na Comissão parlamentar de Orçamento e Finanças salientou, no final, que o processo está a decorrer em tempo "absolutamente recorde".

“Os primeiros resultados do IRS Automático estão a surtir efeito. Já houve hoje 5.000 declarações de IRS do ano de 2016 que foram liquidadas em tempo absolutamente recorde e amanhã [quinta-feira] serão liquidadas mais 50 mil declarações”, afirmou o ministro destacando o "enorme impacto" que a medida terá junto dos contribuintes.

Quando o IRS automático foi anunciado, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais referiu que este novo procedimento iria permitir reduzir para cerca de metade o número de dias médio do processamento do reembolso, mas estes primeiros 3 mil cheques a serem emitidos demoraram menos tempo do que o sinalizado.

O IRS automático está este ano disponível para cerca de 1,4 milhões de agregados (ou 1,8 milhões de contribuintes) e permite que o reembolso seja processado mais cedo porque o que o contribuinte confirma e submete corresponde já à sua declaração de imposto efetiva.

A entrega do do IRS arrancou a 1 de abril e prolonga-se até 31 de maio, este ano com a novidade de o prazo ser o mesmo para todos os contribuintes independentemente dos rendimentos que auferiram em 2016. Os dados mais recentes indicam que já foram entregues cerca de 1,4 milhões de declarações.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt