Nasceu em Westwood, em New Jersey, em 1961. Morreu esta quarta-feira do ano de 2013. James Gandolfini tinha 51 anos e deixa dois filhos: um rapaz do primeiro casamento e uma menina nascida em outubro de novo matrimónio.
Filho de Santa e James Gandolfini, o ator que recebeu o nome do pai cresceu num ambiente de fortes referências italianas. As mesmas que lhe serviram, anos mais tarde, para dar corpo ao homem que o tornou famoso, Tony Soprano. O mafioso que terá morrido em 2007. Veja aqui os momentos finais. Saudades de ambos.
O pai nasceu em Itália, na localidade de Borgotaro, e veio para os EUA com 2 ou 3 anos. A mãe, nasceu nos EUA e aos 6 meses foi para Itália, de onde regressou aos EUA com 20 anos. Conheceram-se na escola secundária onde o pai era vigilante e a mãe chefe de cozinha. Além de James, tiveram mais duas filhas, Lita e Johanna.
Contava numa entrevista recente à Actors Studio (ver aqui na íntegra) que em casa ouvia-se música italiana e comia-se comida italiana. Disse também que foi sempre bem comportado até ir para o liceu, Park Ridge.
Roberto De Niro foi a sua grande inspiração - viu "Mean Street" dez vezes - "era um filme genial", recorda. Mas foi Robert Redford quem mais o afetou. "'Jeremiah Johnson' é um filme incrível, 'Ordinary People' também, mas o primeiro filme de que me lembro foi 'West Side Story'", contava James Gandolfini.
Foi para a universidade por forte desejo da mãe. Tirou o curso de Comunicação, mas foi para Nova Iorque trabalhar num bar (Private Eyes), na 21 street. "Muita da investigação [para trabalho de ator] feita aí, quando tinha 21 ou 22 anos, ainda está na minha cabeça", assume.
Aos 26 anos entra na classe de Catherine Meissner. "Assustei-me de morte, ela sabia tocar em todos os nosso botões, no bom sentido", recorda divertido. A primeira coisa que aprendeu foi estar em frente ao público sem se sentir ridículo. Aprendeu que as pessoas nos atores "não querem ver the guy next door, mas o que está dentro de nós e eu libertei alguma fúria", diz Gandolfini.
O ator tornou-se conhecido com o papel de um
chefe da máfia na série "Os Sopranos", exibida no canal
por cabo HBO entre 1999 e 2007. Ver aqui o best of.
Mas James Gandolfini teve uma carreira no
teatro e no cinema. No grande ecrã, paticipou em "True Romance" (1993), "She's So Lovely" (1997), "8MM"
(1999), "The Mexican" (2001), "The Man Who Wasn't
There" (2001), "In the Loop" (2009) e "Zero Dark
Thirty" (2012).