JFK foi assassinado há 50 anos. Os 4 documentários a não perder na TV

Publicado a

Durante o mês de novembro, o National Geographic Channel vai celebrar o 50º aniversário do assassinato de Kennedy com quatro documentários, já a partir de domingo, 10 de novembro.

John Fiztgerald Kennedy foi presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963, ano em que foi assassinado, a 22 de novembro, por Lee Harvey Oswald. "JFK: Sete Dias que Criaram um Presidente" é o primeiro da série de quatro documentários que a National Geographic vai transmitir para celebrar o 50º aniversário de Kennedy. "Sete Dias que Criaram um Presidente", que vai para o ar às 22h30 de domingo, dia 10, conta a história dos sete dias chave na vida de um dos mais famosos presidentes norte-americanos.

No documentário são ouvidos familiares e confidentes de Kennedy, relata eventos como o salvamento dos 10 homens na II Guerra Mundial, o programa televisivo com Kennedy e Nixon, o relacionamento com Marylin Monroe, a crise dos mísseis em Cuba, o posicionamento do Presidente quanto à igualdade dos direitos humanos na América do Sul e, finalmente, o dia do seu assassinato.

No dia 17, às 21h30, é a vez da estreia de "Killing Kennedy", produzido pela Scott Free Productions e baseado no bestseller de Bill O"Reilly e Martin Dugard, que mostra o rumo dos acontecimentos que levaram a um dos mais chocantes eventos da América. Com Rob Lowe no papel de Kennedy, Will Rothhaar como Lee Harvey Oswald, Ginnifer Goodwin como Jackie Kennedy e Michelle Trachtenberg no papel de Marina Oswald, este filme documental relata os altos e baixos de dois homens e duas relações que, eventualmente, se vão cruzar e dar resultado a duas mortes que chocaram a nação. A estreia de "Killing Kennedy" será um evento global, a decorrer em 171 países e em 48 línguas.

Segue-se "JFK: As Últimas Horas", às 21h20 de dia 18. O documentário mostra em detalhe as últimas 24 horas de vida do presidente, através de depoimentos de pessoas que foram das últimas a interagir com ele. Para ajudar a dar vida a este documentário, a equipa criativa restaurou um filme a cores captado pela equipa de filmagens profissional na Casa Branca, que documenta os movimentos de Kennedy no fatídico dia 22 de novembro.

A série de documentários acaba no dia 20, às 21h20, com "JFK: A Bala Perdida". 50 anos passados desde o assassinato, continuam a ser mais as perguntas que as respostas. De acordo com um inquérito de 2003, cerca de 70% dos americanos ainda acredita que Lee Harvey Oswald estava inocente ou que não agiu sozinho. Além disso, a maioria dos peritos e céticos concordam que foram disparados três tiros contra JFK, mas que uma das balas falhou o alvo e nunca foi encontrada. As investigações oficiais nunca apontaram o tempo e localização das três balas e apenas conseguem contar duas das três disparadas. "A Bala Perdida" junta vídeos caseiros captados pelos cidadãos que estavam no Dealey Plaza no dia do assassinato, convertendo-os para HD e formando um único filme.

No dia 24, o canal National Geographic volta a transmitir todos os documentários, a partir das 18h30.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt