José António Saraiva de saída da direção do Sol

Saraiva foi sócio fundador do semanário. Mário Ramires deverá assumir a direção geral editorial dos dois jornais até aqui propriedade da NewsHold.
Publicado a

José António Saraiva está de saída da direção do Sol, semanário que liderava desde a sua fundação, apurou o Dinheiro Vivo.

A saída do co-fundador do jornal surge na sequência do anúncio de que a Newshold está prestes a sair do capital do semanário e do diário I, com os títulos a transitar para uma nova empresa que terá Mário Ramires, antigo sócio e administrador da Newshold, como sócio. Para a nova empresa - que irá produzir com uma redação única os dois jornais - Ramires quer apenas levar 66 trabalhadores dos atuais 170. Mais de cem serão dispensados.

Ontem até de madrugada Mário Ramires esteve a informar os quadros dos dois jornais sobre as pessoas que iriam ser dispensadas e as que queria que levar consigo para o novo projeto. Mas ao que o Dinheiro Vivo sabe alguns profissionais, em particular do diário i, estão a recusar transitar para a nova empresa. Os colaboradores perdem a antiguidade e estão sujeitos a cortes salariais. O Sindicato de Jornalistas já aconselhou os colaboradores a não assinarem quaisquer documentos que venham a ser apresentados.

Mário Ramires, além do único sócio conhecido da empresa que virá a editar os dois jornais, deverá assumir a direção-geral editorial dos títulos, sendo acompanhado na direção por Vítor Rainho, José Cabrita Saraiva e Ana Sá Lopes.

No Sol, com José António Saraiva saem ainda José António Lima (diretor-adjunto) e Luís Osório (diretor-executivo), apurou o Dinheiro Vivo. Apesar de estar previsto que estes profissionais mantenham algum tipo de colaboração com o semanário, a decisão marca a saída da direção de Saraiva e José António Lima do jornal do qual foram sócios fundadores.

Até ao momento, não foi possível obter um comentário de José António Saraiva sobre este tema.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt