Nascido no pós-guerra, oriundo de uma família que viveu momentos difíceis no seu país de origem - a Roménia -, sobretudo depois da nacionalização das suas propriedades, conte-nos a origem e a raiz dos seus sonhos e a concretização dos mesmos no seu primeiro projeto: o têxtil de moda..Quando alguém perde tudo, a única coisa que lhe resta é a "inteligência e os sonhos". Quando se opta por ser positivo em vez de negativo, então decide-se o que não se quer e concentram-se todas as forças para atingir esse sonho e concretizá-lo. Eu sabia que queria a liberdade, que não queria viver num mundo cinzento e nas contrariedades despóticas de um regime sufocante. Quando a minha família conseguiu sair da Roménia em agosto de 1958, fomos para Itália, o país europeu cuja língua era a mais próxima do romeno. Depois, em Florença encontrei a 'arte', que me despertou para a Beleza. A Itália era o centro criativo da Europa e o país onde a moda fazia parte integrante da cultura. Em Florença estava no centro desse extraordinário turbilhão. Toda a vida desenhei e um dia lancei-me e comecei a propor as minhas criações. O sucesso chegou muito muito depressa, aos 22 anos..Começou cedo no mundo da indústria têxtil como criativo e criador, mas rapidamente descobriu também a sua paixão pela tecnologia, partindo para uma nova aventura nos Estados Unidos. Foi nessa altura que decidiu que a cosmética e os produtos de beleza fariam parte da sua vida e dos seus planos futuros?.Na verdade, foi na moda que comecei e foi um pouco mais tarde que me envolvi na tecnologia. A partir de 1973, desenvolvi duas carreiras em paralelo durante muitos anos. Na altura não pensava numa possível ligação com os cosméticos..É um colecionador de arte, mas também alguém que «cria arte». O que é que estes dois aspetos têm comum e de que modo estão relacionados com o mundo da cosmética?.A beleza, como é evidente. A Beleza Pura, a criação e a eterna busca pela perfeição..Quando descobriu a sua paixão pela tecnologia, já sabia que era possível conjugá-la com a cosmética? .Não, de maneira nenhuma, mas ensinou-me que a inovação e o desempenho estão no coração de tudo. Steve Jobs, outra das minhas grandes referências, tinha compreendido que a tecnologia e a beleza são essenciais porque satisfazem a inteligência..Considera-se uma pessoa realizada a nível pessoal e profissional?.Penso que não é por acaso que se chega a qualquer lado. Estamos sempre num perpétuo devir, face a crescentes desafios, empolgantes ou não, que fazem de nós o que somos. Tanto pessoal como profissionalmente questiono-me sempre dando sempre mais de mim, intensamente. Nada é um dado adquirido, está tudo por conquistar, todos os dias: o amor como o respeito, na vida pessoal como na profissional..Criou as sociedades J.E. Contrex e «E.D.S. Eisenberg Data Systems , recrutando numerosos cientistas do M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) para o apoiarem no seu projeto. No entanto surgiram-lhe algumas dificuldades relacionadas com as limitações da época e pelos fracos recursos tecnológicos. No entanto, criou duas novas empresas. Pode dizer-se que não desistiu de sonhar e de acreditar nos seus projetos?.O sonho é o motor de tudo, mas tem de ser sempre acompanhado pela determinação. Eu acreditava e acredito em tudo o que faço e, mesmo tendo sido pioneiro em vários domínios e tendo algumas vezes pago muito caro por isso, não me arrependo de nada. O que fiz foi acumular conhecimentos que reutilizei na minha vida, dia após dia..O que é que distingue a marca Eisenberg de outras marcas do mesmo mercado? Qual o principal elemento diferenciador?.É o facto de ir a fundo em cada uma das minhas criações, de não deixar nada ao acaso, nada à superfície. Ter a sua própria marca é dar vida a uma parte de si mesmo, é fazer para os outros o que se faria para si próprio. Todos os meus produtos são a expressão do que sou, do que quero que a minha marca seja. É por essa razão que trabalhar com o meu filho, partilhar com ele os meus mais ínfimos pensamentos faz com que sejamos uma marca única cujos valores intemporais são o respeito, a inovação, a excelência, a eterna elegância e, sobretudo, a busca infinita do que ainda não existe..O facto de ter dedicado tantos anos à pesquisa na área da tecnologia fez com que a sua fórmula Trio-Molecular fosse única no mercado?.Sem qualquer dúvida. Logo que dei início às minhas pesquisas, sabia bem o que queria: obter uma fórmula única, revolucionária, com verdadeiros resultados incontestáveis, com a maior segurança para os utilizadores/utilizadoras. Utilizei todo o tempo que foi necessário para lá chegar e, na verdade, a nossa FórmulaTrio-Molecular( R ) que patenteei em 107 países é a prova viva disso..O que entende pela «democratização do fashion na Europa»?.A democratização significa para mim colocar à disposição de todos o que estava reservado apenas para uma elite. Ao dar-se a possibilidade a toda uma geração de adquirir roupa 'in', dá-se também a possibilidade de a libertar de uma limitação ligada ao dinheiro ou à classe social. No final dos anos 60 fez-se explodir esta necessidade de liberdade e, no seu rasto, o sentimento inebriante - e justificado - que todos temos em comum de sermos reconhecidos pelo que somos e de partilharmos coisas tão «ligeiras» tais como a moda, a música, o vestuário, e outras coisas....A partir de 1985, foram necessários 15 anos de pesquisa para lançar os seus primeiros produtos de cosmética.Como se destacou esse crescimento? .O setor é muito competitivo, muito maduro em muitos países. Temos de lutar para conseguir o nosso lugar e crescer, para nos instalarmos no coração dos outros. A inovação, a qualidade, a capacidade de surpreender são essenciais..No seu projeto "L"Art du Parfum", cada perfume é objeto de uma pintura de um grande artista. Como é que lhe surgiu essa ideia? Como é que se podem descrever fragrâncias para que se tornem obras de arte?.A criação de J"OSE em 2001 foi uma grande etapa da minha vida porque me abriu uma outra janela sobre a Arte. O perfume é verdadeiramente uma Arte, no coração de todos os mistérios e de todas as emoções. Vários perfumes tornaram-se eternos porque foram citados em romances, em ensaios, testemunhos de uma época, de uma personalidade. Mas os perfumes são por natureza fugazes, não e possível senão guardar deles uma recordação ou uma ideia da emoção que criam. A pintura foi para mim uma forma de reter essa emoção, de a fixar e, por isso mesmo, de dar à minha coleção essa intemporalidade. Todo o o meu conceito assenta nesse amor pela Arte e pelo Perfume e por essa necessidade de eternidade..O que é para si a beleza? Se pudesse fazer uma equação possível para apresentar a fórmula da beleza, como seria?.Beleza = Inovação continua + Busca da Perfeição + Resultados + Elegância Intemporal + Prazer..Escolheria o termo «cosmética seletiva» para caracterizar os seus produtos?.Sim e não. Sim, porque estabeleci um patamar muito alto para cada uma das minhas criações e na imagem da minha marca. A resposta é não se isso significar que está reservada a uma elite..Quais os mercados que deseja conquistar?.Creio que Eisenberg tem o seu lugar em todos os mercados do nosso mundo..A sua marca identifica necessidades especiais quando cria um produto, não cria essas necessidades. Acha que é uma característica diferenciadora no mercado da cosmética? .A nossa prioridade é efetivamente a de estar à escuta de necessidades, de as avaliar e de lhes dar resposta. A nossa presença internacional permite-nos ter uma visão ao mesmo tempo global e muito afinada. Só assim podemos criar produtos totalmente novos num país graças às solicitações que emanam de outros mercados e, por isso mesmo, antecipar as necessidades, criando assim novas expectativas. Por outro lado, e é um imperativo para nós a nossa criação e a nossa pesquisa em alta tecnologia são contínuas, para se conseguirem mais e sempre melhores desempenhos..O mercado europeu é o primeiro no que diz respeito à venda dos produtos Eisenberg, mas a sua marca se destaca em outros mercado, como é o caso da China, da Rússia e da Coreia. Como é que o explica? .Todos os nossos clientes compreenderam a nossa diferença e aderiram aos nossos valores. Tiveram a perceção da extrema qualidade e inovação dos nossos produtos. Sabem que cada um dos nossos tratamentos de beleza cumpre as suas promessas, contém o melhor da tecnologia e responde às suas necessidades, ao mesmo tempo que lhes dá uma garantia de segurança absoluta. São também sensíveis ao prazer sensorial que se tem quando se usam os nossos produtos e são «seduzidos» pelo seu requinte e pela elegância intemporal que definem a marca..Qual o segredo para vingar num universo tão disputado e concorrencial como o da cosmética e dos produtos de beleza? .O segredo resume-se a paixão e zero compromisso.