Natal é uma época de emoções fortes, lembra José Filipe Gomes, na sua seleção de campanhas de Natal que o emocionaram em 2017.
Por isso o senior art director da DDB Alemanha respondeu ao desafio colocado pelo Dinheiro Vivo com uma seleção de campanhas que o vão fazer buscar o lencinho. Tanto por rir... como por chorar.
Veja aqui a escolha do Criativo no Mundo:
Para chorar
Disclaimer: Não há nada ao nível de Bear and the Hare (2013) e Monty the Penguin (2014), ambos da cadeia de lojas britânica John Lewis, mas a frase “Queremos um anúncio tipo John Lewis” deve ter sido a mais dita (e escrita) nos briefings de Natal em 2017. Talvez a fórmula esteja um pouco gasta, mas houve quem tenha chegado lá perto.
Anúncio: J'ai tant rêvé
Anunciante: Intermarché
Agência: Romance
https://www.youtube.com/watch?v=ZGGvpUCJNkY
Como é que o Pai Natal, com aquela grande pança, é capaz de passar pelas chaminés para entregar os presentes de Natal? O Intermarché, a agência francesa Romance - belo nome -, e dois irmãos preocupados com a entrega bem-sucedida dos seus presentes mostram como se faz. Ainda não dá para chorar, mas já dá para ir pegando no pacote de lenços de papel.
Anúncio: Weihnachten 2117 (Natal 2017)
Anunciante: Edeka
Agência: Jung von Matt
https://www.youtube.com/watch?v=aknucxb0xSo
Se não fosse a bitcoin ter disparado para valores absolutamente inacreditáveis no final do ano, 2017 seria o ano da inteligência artificial. E a Jung von Matt e a cadeia de supermercados alemã pegaram no tema e fizeram uma produção hollywoodesca em que um robot escapa de um mundo pós-apocalíptico para encontrar a essência do Natal. Se ainda não está a chorar, a frase final “Sem amor, o Natal é só uma data” dá uma ajuda e empurra essa lágrima teimosa.
Anúncio: Talizman
Anunciante: Allegro
Agência: Bardzo
https://www.youtube.com/watch?v=DTNmBdPqrKo
Depois do brilhante e multi-premiado “English for Beginners” em 2016, a loja online polaca Allegro e a agência Bardzo (Muito, em português) voltam à carga em 2017 com a história de um menino que descobre alguém a quem o seu amuleto da sorte poderá ser mais útil. Ganha o prémio “John Lewis 2017” e o nosso coração.
Para rir
Na categoria “comédia de Natal”, também ninguém chegou aos calcanhares de “Sorry, I spent it on myself”, campanha de 2013 da cadeia de lojas Harvey Nichols e da Adam&EveDDB, mas há 2 candidatos a fazê-lo soltar umas gargalhadas ou, pelo menos, enxugar as lágrimas.
Anúncio: Dear Satan
Anunciante: Anomaly
Agência: Anomaly Londres
https://www.youtube.com/watch?v=0Ba8qh8tkVg
Um inofensivo erro ortográfico desencadeia o caos no Inferno e nada mais nada menos que o próprio Diabo fica possuído pelo espírito de Natal. Um filme da agência Anomaly que, à falta de um cliente que comprasse a ideia, entrou em modo DIY para tirar este belíssimo filme da gaveta.
Anúncio: Beirão de Honra - Um Presente sem Grande Futuro
Anunciante: Licor Beirão
Agência: O Escritório
https://www.youtube.com/watch?v=TO1CTq9J1O4
Por fim, um anúncio feito em Portugal pel’O Escritório para o Licor Beirão. A frase “Um presente sem grande futuro” (copywriting no seu melhor) fecha em grande um filme com muita piada e que prova que, no Natal, literalmente, é obrigatório partilhar. Se ainda não viu o anúncio, abra. Não, a sério: abra."