José Filipe Gomes sabe. 3 anúncios de Natal para chorar, 2 para rir

O criativo no mundo, senior art director da DDB Alemanha, escolheu 5 campanhas que não o vão deixar indiferente. Há uma portuguesa
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Natal é uma época de emoções fortes, lembra José Filipe Gomes, na sua seleção de campanhas de Natal que o emocionaram em 2017.

Por isso o senior art director da DDB Alemanha respondeu ao desafio colocado pelo Dinheiro Vivo com uma seleção de campanhas que o vão fazer buscar o lencinho. Tanto por rir... como por chorar.

Veja aqui a escolha do Criativo no Mundo:

Para chorar

Disclaimer: Não há nada ao nível de Bear and the Hare (2013) e Monty the Penguin (2014), ambos da cadeia de lojas britânica John Lewis, mas a frase “Queremos um anúncio tipo John Lewis” deve ter sido a mais dita (e escrita) nos briefings de Natal em 2017. Talvez a fórmula esteja um pouco gasta, mas houve quem tenha chegado lá perto.

Anúncio: J'ai tant rêvé

Anunciante: Intermarché

Agência: Romance

https://www.youtube.com/watch?v=ZGGvpUCJNkY

Como é que o Pai Natal, com aquela grande pança, é capaz de passar pelas chaminés para entregar os presentes de Natal? O Intermarché, a agência francesa Romance - belo nome -, e dois irmãos preocupados com a entrega bem-sucedida dos seus presentes mostram como se faz. Ainda não dá para chorar, mas já dá para ir pegando no pacote de lenços de papel.

Anúncio: Weihnachten 2117 (Natal 2017)

Anunciante: Edeka

Agência: Jung von Matt

https://www.youtube.com/watch?v=aknucxb0xSo

Se não fosse a bitcoin ter disparado para valores absolutamente inacreditáveis no final do ano, 2017 seria o ano da inteligência artificial. E a Jung von Matt e a cadeia de supermercados alemã pegaram no tema e fizeram uma produção hollywoodesca em que um robot escapa de um mundo pós-apocalíptico para encontrar a essência do Natal. Se ainda não está a chorar, a frase final “Sem amor, o Natal é só uma data” dá uma ajuda e empurra essa lágrima teimosa.

Anúncio: Talizman

Anunciante: Allegro

Agência: Bardzo

https://www.youtube.com/watch?v=DTNmBdPqrKo

Depois do brilhante e multi-premiado “English for Beginners” em 2016, a loja online polaca Allegro e a agência Bardzo (Muito, em português) voltam à carga em 2017 com a história de um menino que descobre alguém a quem o seu amuleto da sorte poderá ser mais útil. Ganha o prémio “John Lewis 2017” e o nosso coração.

Para rir

Na categoria “comédia de Natal”, também ninguém chegou aos calcanhares de “Sorry, I spent it on myself”, campanha de 2013 da cadeia de lojas Harvey Nichols e da Adam&EveDDB, mas há 2 candidatos a fazê-lo soltar umas gargalhadas ou, pelo menos, enxugar as lágrimas.

Anúncio: Dear Satan

Anunciante: Anomaly

Agência: Anomaly Londres

https://www.youtube.com/watch?v=0Ba8qh8tkVg

Um inofensivo erro ortográfico desencadeia o caos no Inferno e nada mais nada menos que o próprio Diabo fica possuído pelo espírito de Natal. Um filme da agência Anomaly que, à falta de um cliente que comprasse a ideia, entrou em modo DIY para tirar este belíssimo filme da gaveta.

Anúncio: Beirão de Honra - Um Presente sem Grande Futuro

Anunciante: Licor Beirão

Agência: O Escritório

https://www.youtube.com/watch?v=TO1CTq9J1O4

Por fim, um anúncio feito em Portugal pel’O Escritório para o Licor Beirão. A frase “Um presente sem grande futuro” (copywriting no seu melhor) fecha em grande um filme com muita piada e que prova que, no Natal, literalmente, é obrigatório partilhar. Se ainda não viu o anúncio, abra. Não, a sério: abra."

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