Foi em 2017 que Manuel e Bernardo Palma Mira abriram o primeiro espaço de restauração totalmente dedicado às entregas em casa (nos dias de hoje mais conhecido por delivery) e take-away de sushi. O JustSushi foi uma aposta que poucos anos volvidos veio a demonstrar-se visionária. Hoje, a rede tem 13 restaurantes em operação no país e uma faturação que neste exercício deverá chegar aos 3,9 milhões de euros. Manuel Palma Mira, que lidera o projeto, prevê que, em dois anos, a empresa finalize o processo de expansão em Portugal. Por isso, já está a estudar a internacionalização para Espanha.
A história da criação do JustSushi inicia-se com uma viagem por Espanha e França. Manuel começou por estudar cozinha e pastelaria no ensino secundário e avançou para hotelaria e gestão hoteleira quando chegou a altura dos estudos superiores. Fez inúmeros estágios e passou por várias funções no ramo, desde bagageiro em hotéis a gerente no McDonald"s. Mas ambicionava diferentes voos. Com o irmão Bernardo, foi espreitar o que em meados da década passada se fazia no setor da restauração por terras de Espanha e França. Identificou o conceito de delivery e take-away em espaços de porta fechada ao cliente. "Estavam uns dez anos à nossa frente. Em Portugal, não havia nada disto. Não havia concorrência".
Decidiram avançar. Numa parceria 50/50, abriram o primeiro delivery e take-away de sushi corria o ano de 2017, em Sintra. "Na altura, havia um boom de restaurantes de sushi em Lisboa e vimos que havia oportunidades", diz. Doze meses volvidos e os números do negócio comprovaram ter sido uma aposta certeira. No final de 2018, abriram o segundo restaurante, dessa vez no Estoril, e, poucos meses depois, mais um, em Carnaxide. Entretanto, surgiu a pandemia e "rapidamente percebemos que estávamos no setor certo, na altura certa. O JustSushi "é uma história de sucesso" na crise pandémica, reconhece. Em maio de 2020, já estavam a abrir o quarto espaço, na Estrela. "Subimos as vendas das lojas nuns casos a 100% e noutros a 150%", conta.
A expansão não mais parou. Entretanto, a marca chegou a Évora, em regime de franchising. E foi outro sucesso. "Em duas semanas, pagámos o investimento na loja". O modelo de franchise ajudou a expandir a rede para zonas fora da Grande Lisboa e trouxe também a abertura ao público. Neste momento, a JustSushi tem três franqueados, que são responsáveis pelos restaurantes do Porto, Rio Tinto, Viana do Castelo, Viseu, Coimbra, Tomar, entre outras, sendo que algumas unidades oferecem também serviço de refeições no local.
Este crescimento está bem patente na evolução da faturação. Em 2019, somaram 300 mil euros de vendas, passando para um milhão em 2020, 2,7 milhões no ano seguinte, 3,8 milhões em 2022 e agora a previsão para o atual exercício é de 3,9 milhões. Se, inicialmente, a abertura de uma loja JustSushi tinha um custo da ordem dos 50 mil euros, agora já ronda os 75 mil, mas este valor não está a impedir o crescimento. A próxima abertura programada é no Campo Alegre, no Porto.
Manuel Palma Mira tem já delineado o plano para os próximos dois a três anos, o prazo para completar a expansão em Portugal. Como adianta, a marca ainda não chegou ao Algarve e essa região vai merecer a atenção em 2024. Certo é que nas suas contas o país ficará coberto com uma rede de 22 a 25 restaurantes. E, por isso, já patenteou a marca a nível europeu. A atenção para a primeira fase da internacionalização está focada na região Norte de Espanha e em Madrid. A Galiza, pela proximidade territorial à loja de Viana do Castelo, e Madrid, pela grande comunidade portuguesa na região. A entrada no país vizinho deverá ocorrer "mais para o meio ou fim do próximo ano". Como frisa, "a internacionalização é custosa em termos financeiros. Não temos pressa, vamos sem deslumbramentos".