KuantoKusta aposta na IA para acelerar comércio online

Plataforma, lançada há 19 anos como comparador de preços, decidiu alargar a sua esfera de ação aos supermercados. Negócio é um desafio.
André Duarte, diretor comercial do KuantoKusta, garante que plataforma é segura e transparente.
André Duarte, diretor comercial do KuantoKusta, garante que plataforma é segura e transparente.Amin Chaar/Global Imagens
Publicado a

O KuantoKusta acaba de concretizar um investimento de 50 mil euros para introduzir inteligência artificial (IA) na operação do seu marketplace. Após 12 meses de desenvolvimento, interno e externo, a plataforma criada pelos irmãos Pimenta (Paulo, Pedro e David) tem em funcionamento uma máquina que utiliza a IA para a introdução automática de novos produtos. Esta ferramenta entrou no sistema em junho e o objetivo é dar agilidade e aumentar a oferta do catálogo, adianta André Duarte, diretor comercial da empresa com sede em Vila do Conde. A possibilidade de incremento é “exponencial”, sublinha.

A plataforma, que se estreou no mercado como comparador de preços há 19 anos, apostou em 2018 no lançamento do marketplace, seguindo as tendências que se observavam no mercado. Desde o primeiro momento que o KuantoKusta acreditou no potencial do comércio digital. Quando surgiu a pandemia, verificou que foi uma aposta certeira. Como frisa André Duarte, “a covid fez muito pelo e-commerce e o KuantoKusta beneficiou muito”. Mas, em 2022, os consumidores retomaram os seus hábitos. “Faziam a comparação de preços, mas depois iam à loja fazer a compra”. Nada que esmoreça a fé no negócio. “Nós acreditamos muito no marketplace e sabemos que é o futuro”, diz.

O mercado digital da empresa tem atualmente mais de um milhão de produtos disponíveis, de um total de 800 lojas, 98% portuguesas. Segundo o responsável, o objetivo da plataforma “é dar o melhor preço e prazo de entrega ao utilizador, e segurança na compra”, mas “não é o KuantoKusta que vende. É a loja, o parceiro”. Em 2023, este espaço comercial gerou 22 milhões de euros de transações - “foi o melhor ano de sempre, um crescimento de 82% face a 2022”. Já em 2024 começou com algumas incertezas. Como aponta, a queda do governo foi logo sentida. “Nas duas horas seguintes verificou-se uma quebra de encomendas”.

O desafio do KuantoKusta é agora conciliar o comparador de preços e o marketplace na mesma plataforma. Neste momento, conta com 350 lojas no modelo dual (estão em evidência no portal, quer na análise de preços quer no mercado virtual), 450 só no marketplace e as restantes apenas no comparador. Entretanto, a empresa também lançou novos serviços, como a possibilidade de pagamento faseado sem juros, e expandiu a oferta aos automóveis usados. A plataforma conta quatro milhões de visitas mensais e tem 850 mil utilizadores registados.

O mais barato

No início deste ano, a marca decidiu retomar a comparação de preços dos artigos de supermercado e criou o Kabaz.pt. O objetivo é que o consumidor encontre o artigo que procura ao melhor preço na zona territorial onde se move. Como explica Pedro Pimenta, um dos sócios do KuantoKusta e responsável por esta nova atividade, “a pessoa cria a sua lista de compras e define o raio de distância. O Kabaz.pt dirá qual a superfície onde é mais barato realizar a compra”.

O negócio está numa fase inicial, ainda com pouco tráfego e parceiros. Pedro Pimenta admite mesmo que há reticências das grandes superfícies em aderir ao Kabaz.pt. Na sua opinião, “há concertação de preços, e até nas promoções”. Segundo revela, a Black Friday é prova disso. “Em Portugal, deixou de ter interesse, é mais marketing. Há poucas promoções interessantes.” O Kabaz.pt quer ser um portal de transparência, ao serviço do consumidor. Há um longo caminho a percorrer, mas tem já acordos com oito grandes retalhistas a operar no país. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt