Criado nos anos 30 no sul da Alemanha, o LIDL foi fundado por Josef Schwarz, tendo o nome “LIDL” surgido de um seu antigo parceiro de negócios, Ludwig Lidl, a quem foi comprado o nome pela módica quantia de 1.000 marcos alemães..A internacionalização começou no início dos anos 90, estando atualmente presente em 30 países, com perto de 11.500 lojas, mais de 375.000 colaboradores, 136 centros de distribuição. Em 2018, ultrapassou a fasquia dos 100 mil milhões de vendas, o que lhe dá a segunda posição no ranking retalhista mundial, logo a seguir à Walmart..Acompanhei a entrada em Portugal do Lidl e conheci pessoalmente Olaf Arnashus o alemão que introduziu com tanto êxito a empresa no nosso país e, desde então até aos nossos dias, a evolução do Lidl foi notável, uma verdadeira metamorfose de crisálida a borboleta..Longe vão os tempos das lojas espartanas, escuras e feias, sem meios tecnológicos e de pagamento, sem qualquer tipo de comunicação, além da Dica da Semana, com sortido muito limitado e total ausência de serviços..Hoje, as lojas são sofisticadas nos seus lineares e materiais usados, na iluminação que realça um sortido alargado e de crescente qualidade e variedade, nas novas secções de padaria e cafetaria, na forte segmentação e elevada qualidade das suas marcas exclusivas, nas novas tecnologias usadas que muito contribuíram para mudar a imagem de discount store em smart store..De facto, ao longo dos últimos anos, o LIDL tem vindo a apresentar aos seus clientes sortidos crescentemente variados, certificados segundo as melhores práticas de sustentabilidade e rotulagem, dando cada vez mais a conhecer aos seus clientes informações sobre a origem e as caraterísticas dos produtos, assumindo práticas contratuais éticas com os fornecedores, assegurando melhores condições de trabalho, direitos humanos, proteção ambiental, qualidade e consciência nutricional, nomeadamente através de uma estratégia de redução do teor de açúcar, de sal e de gordura nos alimentos, enquanto respostas concertadas às exigências da lei, do mercado e das novas tendências..Recentemente, numa nova paixão pelas novas tecnologias criou a solução de compras mais rápidas que designou por LIDL Shop & Go, o que, para um discounter puro e duro que fazia da obsessão pela redução de custos, exclusivamente para a formação do preço, um verdadeiro dogma, é uma iniciativa verdadeiramente revolucionária e disruptiva..Não é assim de estranhar que o LIDL tenha ultrapassado o seu grande rival ALDI em quase tudo, desde o volume de negócios e número de lojas até à implementação das novas tecnologias mas, principalmente, na percepção dos consumidores que incontestavelmente o preferem.